A SEXUALIDADE NA BNCC/EM E NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO/EM: HÁ ESPAÇO PARA UMA PRÁTICA FILOSÓFICA?
Biopoder; Currículo; Ensino Médio; Filosofia; Sexualidade.
O objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade de uma prática filosófica com o tema da sexualidade no Ensino Médio. Para tanto, será imprescindível analisar a BNCC e o Referencial Curricular para o Ensino Médio de Pernambuco, com o intuito de identificar se a sexualidade está contemplada nesses documentos, particularmente no componente curricular de Filosofia. Pretende-se, assim, desenvolver uma prática filosófica centrada na sexualidade, utilizando como referencial teórico o filósofo Michel Foucault e seus conceitos de biopoder, disciplina e sexualidade. A pesquisa prática envolveu uma intervenção na Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, em Caruaru, Pernambuco, composta por nove etapas de discussões e atividades investigativas. Foram introduzidos conceitos de sexualidade, disciplina e biopoder para fomentar uma compreensão reflexiva, inclusiva e crítica entre os alunos. Essa intervenção demonstrou como a Filosofia pode desempenhar um papel significativo na educação sexual do Ensino Médio, promovendo o respeito à diversidade e combatendo a discriminação e a violência nas instituições de ensino.