MITOLOGIAS INDÍGENAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem em História. Mitologias. Cosmovisões indígenas. Letramento.
Este trabalho analisa como as cosmovisões dos povos originários podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Educação Básica, para isso abordamos como tema de nossa pesquisa a relação entre mitologias indígenas e o processo de ensino e aprendizagem em história, apresentando uma proposta pedagógica para o letramento de estudantes do sexto ano do ensino Fundamental. A partir da constatação de que diversos estudantes apresentam dificuldades para se familiarizar com a linguagem da História enquanto disciplina escolar, nos indagamos de que maneira as mitologias indígena contribui para o letramento de estudantes favorecendo o processo de ensino e aprendizagem em História no 6o ano do Ensino Fundamental? Sendo assim, o nosso principal objetivo consiste em investigar como as cosmovisões dos povos originários podem ser utilizadas por professores e alunos durante o 6o ano do EF por meio para desenvolver habilidades que facilitem a formação do raciocínio histórico em crianças entre 11 e 12 anos de idade. Discutiremos aspectos do ensino de história que marcam a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental; analisaremos a importância das cosmovisões indígenas para o processo de ensino e aprendizagem em História e sua relação com o processo de letramento histórico dos jovens estudantes e elaboraremos uma proposta pedagógica em forma de livro ilustrado para utilização no cotidiano escolar. Nosso percurso investigativo se embasa na perspectiva da História Cultural, pois esta nos auxilia a compreender como discursos e narrativas sociais influenciam modos de ver e interpretar a História. Além disso, este trabalho apresenta uma análise de caráter qualitativo, o que nos permite associar, comparar e interpretar diferentes fontes documentais, bem como diferentes teorias sobre cognição histórica, formas de orientação temporal, representações culturais e narrativas cosmogônicas sobre os povos originários.