A GUERRA DOS CABANOS (1832-1835): INTERESSES E PROTAGONISMO DOS SUJEITOS SUBALTERNIZADOS
Ensino de História, Paradidático, Caderno Temático, Guerra dos Cabanos.
Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, através da elaboração de um material didático/caderno temático sobre a Guerra dos Cabanos (1832-1835), com destaque para a participação de indígenas, negros e mulheres. A discussão deste trabalho gira em torno do protagonismo exercido pelos sujeitos subalternizados durante o conflito e como a historiografia dita oficial não deu o devido reconhecimento a esses sujeitos enquanto agentes conscientes do processo no qual estavam inseridos, colocando-os na condição de manipulados pelas elites, “ignorantes, bárbaros e selvagens”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, que utilizará como fontes as obras de Manoel Correia de Andrade (1965), Décio Freitas (1978), Dirceu Lindoso (1982), e Luiz Sávio de Almeida (2008), consideradas referências sobre a temática. Além de Janaína Cardoso de Mello, Marcus Carvalho, Mariana Albuquerque Dantas, Danilo Luiz Marques, entre outros. Este trabalho de pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos da chamada história vista de baixo, com ênfase para E. P. Thompson. O estudo aborda: a) a contextualização histórica do Período Regencial, evidenciando os principais grupos que disputavam o poder após a abdicação do imperador D. Pedro I, b) a Guerra dos Cabanos, como um levante social protagonizado por atores sociais subalternizados, indígenas, negros e mulheres, também acentua a presença do líder popular Vicente Ferreira de Paula, personagem símbolo do movimento cabano e c) o produto didático/caderno temático como uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos/as do ensino fundamental, em específico, o oitavo ano.