A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR/PROFESSORA DE HISTÓRIA QUE LECIONA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO EM PERNAMBUCO.
Formação Continuada; Ensino de História; Ensino Fundamental.
A presente dissertação aborda a formação continuada do professor e da professora de História, que leciona nos anos finais do ensino fundamental na Rede Pública Estadual de Ensino em Pernambuco. A escolha do tema desenvolvido, está pautada no interesse pela educação básica, pela escola pública e, especialmente, pela formação continuada de professores de História. A questão norteadora deste estudo é: qual a percepção dos professores e professoras de História dos anos finais sobre as políticas de formação continuada ofertado pela Rede Estadual de ensino de Pernambuco? Temos como objetivo geral: compreender a visão dos professores(as)de História dos anos finais do ensino fundamental sobre o sistema de formação continuada ofertada pela Rede Estadual de Ensino. Entre os objetivos secundários apresentam-se: a) analisar o processo de formação continuada no âmbito do ensino de História; b) discutir as políticas do Estado de Pernambuco para a formação dos professores(as) de História. c) desenvolver uma proposta de formação continuada a partir das demandas apresentado pelos profissionais pesquisados. A investigação é de natureza qualitativa, sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) na medida em que buscamos analisar documentos da Rede Estadual orientadores da formação continuada e a escuta dos docentes da Gerência Regional de Ensino Recife Sul. Sendo assim, para a análise dos dados foi realizada análise de conteúdo das entrevistas realizadas e revisão da ltirerarura, apartir de autores do campo da Educação como Gatti (2002), Mello (2000) e Saviani (1973-1978), Novoa (2005), Tardif e Lessard (2002-2014) e os estudos sobre o ensino de História acessaremos as obras de Bittencourt (1998); Fonseca (2003); Pinsk (1988), Rusen (1994) (1988), Zamboni (2018).Os resultados parciais indicam que há uma inadequação entre a proposta formativa e as necessidades práticas dos docentes principalmente nesta atual gestão.