Banca de QUALIFICAÇÃO: EDCLÉA FABIANA DE ALBUQUERQUE BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDCLÉA FABIANA DE ALBUQUERQUE BARROS
DATA : 28/11/2024
LOCAL: Formato remoto pelo Meet (14:00 às 17:30)
TÍTULO:

RESPIRAR, HISTORIAR E ENTUSIASMAR: PRÁTICAS MEDITATIVAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Pós-pandemia da Covid-19. Meditação. Ensino Médio Integral. Experiência de si.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

No contexto pós-pandêmico da Covid-19, durante o retorno as aulas de História, na Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos em Maceió AL, percebemos um quadro crescente de estudantes com crise de ansiedade, apáticos e desinteressados na volta ao âmbito escolar. Observando e refletindo sobre essa realidade inquietante, percebemos que esse aspecto fazia parte de algo maior, gerado por fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e sanitários que os afetavam emocionalmente, subjetivamente e na sua relação com a História. Partindo deste cenário, decidimos incorporar um novo dispositivo pedagógico nas aulas de História: as práticas meditativas, empreendendo um movimento de abrir trilhas de acesso para a desaceleração através do silêncio e estimular as meditações/reflexões alinhadas a experiência de si na tentativa de acalmar os estudantes, trazendo mais foco para os estudos, abrindo espaço para ouví-los sobre o que pensam da história ensinada, o que esperam dela e com ela, contribuindo através de suas percepções para uma aprendizagem que lhes faça sentido e valorize os seus saberes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.141.534-** - GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES - UFAL
Interna - ***.201.074-** - LÚCIA FALCÃO BARBOSA - UFPE
Externa à Instituição - CARLA TACIANE FIGUEIREDO - UFAL
Notícia cadastrada em: 04/11/2024 17:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01