RESPIRAR, HISTORIAR E ENTUSIASMAR: PRÁTICAS MEDITATIVAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE ALAGOAS
Ensino de História; Pós-pandemia da Covid-19. Meditação. Ensino Médio Integral. Experiência de si.
No contexto pós-pandêmico da Covid-19, durante o retorno as aulas de História, na Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos em Maceió AL, percebemos um quadro crescente de estudantes com crise de ansiedade, apáticos e desinteressados na volta ao âmbito escolar. Observando e refletindo sobre essa realidade inquietante, percebemos que esse aspecto fazia parte de algo maior, gerado por fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e sanitários que os afetavam emocionalmente, subjetivamente e na sua relação com a História. Partindo deste cenário, decidimos incorporar um novo dispositivo pedagógico nas aulas de História: as práticas meditativas, empreendendo um movimento de abrir trilhas de acesso para a desaceleração através do silêncio e estimular as meditações/reflexões alinhadas a experiência de si na tentativa de acalmar os estudantes, trazendo mais foco para os estudos, abrindo espaço para ouví-los sobre o que pensam da história ensinada, o que esperam dela e com ela, contribuindo através de suas percepções para uma aprendizagem que lhes faça sentido e valorize os seus saberes.