PESO NÃO, TONELADA!: RELAÇÕES ENTRE O BREGA E ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave: Ensino de História; Movimento Brega; Patrimônio.
Numa educação multicultural, compreender as diversas expressões da cultura de um povo evidencia um momento em que determinados traços culturais até então marginalizados são reconhecidos pelo poder do Estado. Dessa forma, a música brega caracterizada pela sociedade como uma expressão artística de baixo valor (estético/moral), mesmo sendo recentemente patrimonializado pela Lei nº 16.044/2017 pelo Estado de Pernambuco e depois reconhecido como Movimento Brega pela Prefeitura do Recife (Lei 18.807/2021), possuindo grande alcance entre os jovens nas redes sociais (Tik Tok, Instagram, Facebook), há tensões quando se trata de utilizá-la dentro do ambiente escolar. Sob a ótica do pensamento de Dominique Julia sobre a cultura escolar como objeto histórico, o objetivo geral do projeto consistirá em analisar a importância do Movimento Brega e seus usos para o ensino de história, fomentando o debate com professores sobre a construção do patrimônio cultural, mapeando as práticas pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino que utilizam o brega como recurso didático, analisando o brega pernambucano e o seu processo de reconhecimento pelo Estado de Pernambuco como Patrimônio Cultural e pela Prefeitura do Recife como Expressão Cultural. O produto desenvolvido será uma sequência didática que utiliza o brega como ferramenta pedagógica para o ensino de história e educação patrimonial.