Narrativas históricas de opressões e resistências lésbicas e Ensino de História
Ensino da História; Histórias das Mulheres Lésbicas; Educação e Sexualidade; Gênero; Núcleos de Gênero; Material Paradidático.
A pesquisa aborda a história das mulheres que estabelecerem relações entre si e discorre sobre a importância desta narrativa no ensino de história. Utilizando uma abordagem baseada em pesquisa documental e bibliográfica, o estudo destaca a ausência de representações de relacionamentos dissidentes da heteronormatividade nas aulas de história, reforçando os estereótipos binários predominantes. A investigação enfatiza a importância da discussão de gênero e sexualidade no ambiente escolar, com foco nos Núcleos de Estudo de Gênero e Combate à Violência Contra a Mulher de Pernambuco. Estes núcleos, presentes em várias escolas públicas da Educação Básica, são vistos como espaços de resistência para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-binários (LGBTQIAPN+). A base teórica do estudo incorpora discursos feministas pós-estruturalistas, explorando os conceitos de gênero e sexualidade através das obras de Judith Butler (1990), Adrienne Rich (1982), Monique Wittig (1980), Paul Preciado (2010) e Jules Falquet (2012), além de aprofundar a temática para os ambientes escolares com Guacira Lopes Louro (1997). O objetivo é discutir, dentro dos referenciais de gênero e sexualidade, a história das mulheres lésbicas e seus debates nos espaços escolares e nas aulas de história. Metodologicamente, a pesquisa é conduzida por meio da análise bibliográfica e de periódicos produzidos nos anos 1980. Além disso, inclui a análise de conteúdos imagéticos e escritos de redes sociais institucionais dos Núcleos de Estudo de Gênero do estado de Pernambuco e de matérias jornalísticas que retratam ações de resistência das identidades não heterossexuais realizadas por esses núcleos. Diante do silenciamento histórico em sala de aula sobre identidades que confrontam a norma heterossexista, a proposta final é a criação de um material paradidático focado em narrativas sobre mulheres lésbicas que desafiaram a norma estabelecida em diferentes períodos da história do Brasil. Esse material visa ser utilizado por professores e estudantes do Ensino Médio, em âmbito nacional, que se interessem pela temática, tanto nas aulas de história quanto nos núcleos mencionados.