O jogo de scape room no ensino de História dos povos indígenas: uma proposta de abordagem da trajetória do Cacique Chicão Xucuru como objeto da construção do conhecimento histórico escolar para o ensino médio
Ensino de História, História dos povos indígenas, jogos no ensino de História, Xucurú, Biografia
Este trabalho busca refletir sobre as potencialidades dos jogos digitais do tipo scape room como ferramenta pedagógica para o ensino de História nas turmas de Ensino Médio. Utilizando a biografia do cacique Xicão Xukuru como enredo que norteará a criação do jogo digital. O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre o uso de jogos como recursos didáticos para o ensino de História. Como objetivos específicos, delimitamos: refletir sobre o uso de recursos didáticos lúdicos no âmbito do Ensino Médio, refletir sobre o ensino de História dos povos indígenas; e produzir um jogo do tipo scape room abordando conteúdos da história do povos indígenas de Pernambuco, privilegiando a abordagem biográfica do Cacique Chicão Xucuru.