ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR: desafios e possibilidades para romper com as práticas avaliativas excludentes no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Pernambuco.
Ensino de História; Avaliação da Aprendizagem; Ensino Médio.
As discussões em torno da Avaliação da Aprendizagem, por sua vez, têm sido realizadas, comumente, por áreas externas às disciplinas escolares como a Filosofia, a Pedagogia, a Psicologia, a Sociologia, demonstrando a necessidade de um encontro entre os saberes específicos e as outras ciências. No campo do Ensino de História, esse debate ainda não ganhou centralidade. De acordo com o levantamento realizado pelos historiadores Marcus Leonardo Bomfim Martins e Juliana Alves de Andrade, constatou-se que, embora a avaliação se constitua como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, é um tema residualmente explorado. A fim de responder à quais são as concepções de avaliação de professores das escolas de referência em ensino médio da Gerência Regional de Ensino (GRE), seccional Recife Sul, da rede estadual consideram para pensar a avaliação da aprendizagem em História. Utilizaremos, para tanto, da coleta de informações por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de formulário on-line com os professores de História da rede estadual de ensino, para investigar de que maneira a avaliação surge enquanto parte integrante do processo de formação voltada para a construção do saber escolar.