“EU SOU DA PARAÍBA, É MEU ESSE LUGAR” – HISTÓRIA: CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NO 4º E 5º ANO NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA – PB
Palavras-chave: Currículo; História da Paraíba; História local; Transposição didática; Sequências didáticas.
Este trabalho investiga a complexidade do currículo escolar e do ensino de história, com enfoque na realidade da Paraíba, Brasil, contextualizando a sua evolução desde abordagens tecnicistas, até as teorias pós-críticas que valorizam a diversidade cultural e social. A justificativa reside na necessidade de compreender como as políticas educacionais, como a BNCC, moldam o currículo e o ensino, e como a história local pode ser utilizada para promover o engajamento dos alunos e a construção da sua identidade. A pesquisa também aborda a importância da formação de professores e a relação entre o saber científico e o escolar. A metodologia adotada envolveu a análise documental de propostas curriculares, como a BNCC e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba bem como a revisão bibliográfica de obras sobre currículo, ensino de história e formação de professores. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários a professores do ensino fundamental do município de Itaporanga, especificamente do 4º e 5º ano, com o objetivo de analisar as suas práticas e dificuldades no ensino da história da Paraíba. O ensino da história da Paraíba enfrenta a escassez de materiais didáticos e a falta de formação específica dos professores. A aplicação de sequências didáticas é apresentada como uma estratégia para melhorar o ensino da história regional e local. Nesse sentido, espera-se contribuir com as discussões relativas ao ensino de História Local, mais especificamente da Paraíba e do município de Itaporanga.