Banca de QUALIFICAÇÃO: BETANIA CRISTINA DE MOURA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BETANIA CRISTINA DE MOURA SILVA
DATA : 29/11/2024
LOCAL: Online
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR/PROFESSORA DE HISTÓRIA QUE LECIONA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO EM PERNAMBUCO. 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada; Ensino de História; Ensino Fundamental.  

 


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A presente dissertação aborda a formação continuada do professor e da professora de História, que leciona nos anos finais do ensino fundamental na Rede Pública Estadual de Ensino em Pernambuco. A escolha do tema desenvolvido, está pautada no interesse pela educação básica, pela escola pública e, especialmente, pela formação continuada de professores de História. A questão norteadora deste estudo é: qual a percepção dos professores e professoras de História dos anos finais sobre as políticas de formação continuada ofertado pela Rede Estadual de ensino de Pernambuco? Temos como objetivo geral: compreender a visão dos professores(as)de História dos anos finais do ensino fundamental sobre o sistema de formação continuada ofertada pela Rede Estadual de Ensino. Entre os objetivos secundários apresentam-se: a) analisar o processo de formação continuada no âmbito do ensino de História; b) discutir as políticas do Estado de Pernambuco para a formação dos professores(as) de História. c) desenvolver uma proposta de formação continuada a partir das demandas apresentado pelos profissionais pesquisados.  A investigação é de natureza qualitativa, sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) na medida em que buscamos analisar documentos da Rede Estadual orientadores da formação continuada e a escuta dos docentes da Gerência Regional de Ensino Recife Sul. Sendo assim, para a análise dos dados foi realizada análise de conteúdo das entrevistas realizadas e  revisão da ltirerarura,  apartir de autores do campo da Educação como Gatti (2002), Mello (2000) e Saviani (1973-1978), Novoa (2005),  Tardif e Lessard (2002-2014) e os estudos sobre o ensino de História  acessaremos as obras de Bittencourt (1998); Fonseca (2003); Pinsk (1988), Rusen (1994) (1988), Zamboni (2018).Os resultados parciais indicam que há uma inadequação  entre a proposta formativa e as necessidades práticas dos docentes principalmente nesta atual gestão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.865.604-** - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPE
Interna - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Externo à Instituição - ITACYARA VIANA MIRANDA - UFPB
Notícia cadastrada em: 06/11/2024 08:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10