UMA CONCHA E UM SACOLÉ DE ÁGUA: CINEMA DE PERNAMBUCO, ENSINO DE HISTÓRIA E A EXPERIÊNCIA DO VER-FAZER
Cinema de Pernambuco; ensino de história, experiência
Resumo: esta pesquisa explora o cinema produzido em Pernambuco como espaço de saber que possibilite aprendizagens criativas no ensino de História. Investiga de que maneira o cinema, para além de sua função tradicional, pode configurar-se como meio inventivo para a construção de saberes históricos em sala de aula. Tem como principal objetivo propor ações e estratégias para ver/fazer cinema nas aulas de História como possibilidade pedagógica de abertura ao sensível e construção de conhecimentos históricos pautados pela experiência. Ao explorar a linguagem do cinema como espaço de produção de subjetividades, busca compreender de que modo as experiências individuais e coletivas podem fundamentar a construção de saberes sensíveis sobre o espaço urbano, refletindo sobre o nosso lugar e as relações que estabelecemos com ele. Ademais, como resultado das discussões e análises teóricas que põem em diálogo pensadores da área cinematográfica, da História e do Ensino de História, desenvolve um produto didático que registra e compartilha experiências possíveis com dispositivos de cinema no contexto educacional.