O TIKTOK E O LETRAMENTO HISTÓRICO-DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA MEDIADA PELA REDE SOCIAL CHINESA.
Ensino de Historia; Redes Sociais Digitais; TIKTOK
Estamos inseridos em uma Era Digital, em uma Sociedade em Rede e pertencentes a uma Cibercultura. Diante desse contexto, O TikTok, “a nova mania da internet”, está entre as cinco redes sociais mais usadas no Brasil, com amplo uso entre os jovens brasileiros. A história pública Digital obteve um grande espaço a partir da virada para o novo milênio, trazendo novas possibilidades e problemáticas para a humanidade, como também para a História e o seu ensino. Como historiadores e professores de História, não basta utilizarmos as tecnologias digitais, precisamos utilizar a Rede de forma crítica, reflexiva e emancipatória, suscitando assim uma aprendizagem significativa mas também libertadora das imposições epistemológicas, do negacionismo, do revisionismo infundado e principalmente das fakenews. Sendo assim, faz-se necessário compreender como se ensina história nas redes e mídias sociais, mas sobretudo selecionar e propor caminhos para o desenvolvimento da Consciência Histórica para serem utilizadas pelos professores de História da Educação Básica como possibilidades de sequências didáticas, não estanques, estimulando o Letramento Histórico- digital.