A representação da Reforma Protestante na prática docente dos professores e professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Pernambuco.
Ensino de História; Reforma Protestante; Religião; Saberes Docentes.
O presente estudo insere-se no campo do ensino de História, analisando como o tema da Reforma Protestante é representado e abordado na prática docente dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Pernambuco. A Reforma Protestante configura-se como um evento marcante na história ocidental, modificando estruturas sociais, políticas e religiosas cujas permanências dialogam com o tempo presente. No contexto escolar, sua abordagem muitas vezes limita-se a uma narrativa linear e factual, deixando de lado as vivências religiosas e as implicações sociais que emergiram desse processo. A metodologia emprega uma abordagem qualitativa, articulando a análise documental do livro didático utilizado na rede municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes, com revisão de sua historiografia e das abordagens voltadas à temática, a uma pesquisa de campo realizada com professores do 7º ano, a partir de um questionário estruturado na plataforma Google Forms. O estudo busca identificar e analisar os saberes docentes, fundamentados no referencial teórico de Tardif (2014). A análise da construção das narrativas presentes no livro didático e dos saberes dos professores permite observar como a consciência histórica se manifesta e de que maneira o docente se apropria e mobiliza o conteúdo em sua prática. O arcabouço teórico estrutura-se nos conceitos de representação, de Roger Chartier (1990), e o de consciência histórica, de Jörn Rüsen (2012). A articulação desses conceitos auxilia na compreensão do sujeito que aprende, o aprendido e das possibilidades do aprender na relação com o tempo, na sensibilidade para a compreensão da realidade e na construção de identidade e consciência a partir das narrativas.