Banca de DEFESA: WAGNER DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WAGNER DE OLIVEIRA
DATA : 21/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO:

O ensino da temática indígena nos anos finais da educação básica pública em Caruaru: discussões a partir da Lei n° 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da temática indígena, efetivação da legislação de 2008 e 2015, Caruaru.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

A pesquisa discutiu o ensino da temática indígena em Caruaru-PE. Nos últimos, após a aprovação da Lei nº 11.645/2008 e com o Parecer CNE 14/2015, a inserção da temática indígena no ensino vem provocando diversos debates, tanto no campo acadêmico ocorrendo com maior assiduidade quanto na Educação Básica. Os sistemas de ensino, bem como as unidades escolares e os profissionais na Educação foram/são desafiados/as a discutir nas vivências escolares cotidianas a história e as culturas dos povos indígenas. Essa tarefa aparentemente com dificuldades, uma vez existindo um grande desconhecimento por parte da maioria dos/as brasileiros/as em relação aos povos indígenas, predominando imagens e discursos até racistas, estereotipados e constantemente folclorizados. Caruaru é um município relevante no estado de Pernambuco, conhecido como uma capital regional, destacando-se na sub-região Agreste em aspectos econômicos e populacionais. O Censo demográfico de 2022 realizado pelo IBGE, contabilizou 599 indígenas, provavelmente migrando dos territórios de origens com os com os conflitos de terras provocados por invasores e/ou em busca de melhores condições de vida, estando no cotidiano da cidade e consequentemente nos espaços escolares. Portanto, para entender a aplicabilidade da Lei nº 11.645/2008 com o Parecer CNE 14/2015 em Caruaru, realizamos diálogos com pesquisadores/as entrevistas com docentes atuando nos anos finais na Educação Básica para a elaboração desta dissertação. Analisamos também o Plano Municipal de Educação e o Currículo de Caruaru, , o livro didático de História para os anos finais, visando responder às inquietações do estudo. E ainda, buscando aprofundar os conhecimentos sobre os indígenas em Pernambuco, na a elaboração de um Produto Pedagógico para contribuir com o ensino da temática indígena. A efetivação da Lei de 2008 e do Parecer de 2015 corroboram para uma sociedade superando o racismo, preconceitos e desinformações inclusive ao conhecer e respeitar as sociodiversidades indígenas.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1208175 - EDSON HELY SILVA
Interno - ***.161.174-** - LUCAS VICTOR SILVA - UFPE
Externo ao Programa - 2474287 - ROMULO LUIZ XAVIER DO NASCIMENTO - null
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 13:08
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