AS CANÇÕES BRASILEIRAS ECOAM OS SONS DA DOMINAÇÃO E DA
RESISTÊNCIA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA.
Relações de gênero. Indústria fonográfica. Ensino de
História. Educação de gênero.
A canção é uma manifestação carregada de identidades e histórias que
refletem seu tempo, seu espaço e demarca territórios, podendo impactar
diferentes gerações e até ultrapassar as barreiras temporais, prolongando a
sua existência. Nesse sentido, o objetivo geral, da pesquisa, é analisar as
relações de gênero na indústria fonográfica brasileira e como as mulheres são
representadas nas canções, a partir da implementação desse mercado no
século XX, sendo este estudo uma forma de inserir, no ensino de história,
apontamentos sobre continuidades, resistências e conquistas de direitos. Na
pesquisa documental foi elaborado um corpus de análise estruturado por
canções, selecionadas a partir dos sucessos financiados e executados pela
indústria fonográfica brasileira, mediante o estudo de três relatórios do
Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) – 2021, 2022 e 2023 –
e de rankings das seguintes plataformas: Crowley (2017-2024) e Spotfy. A
revisão bibliográfica priorizou demarcar as categorias gênero e patriarcado,
além de apresentar a história das lutas e conquistas de direitos das mulheres
no Brasil. Como produto final da pesquisa irei elaborar uma proposta didática
para compor o currículo de Ciências humanas nas turmas do ensino médio,
afim de debater e problematizar as relações de gênero no ensino de história,
fomentando o enfrentamento do preconceito e da discriminação na sociedade
que refletem nos comportamentos e culturas escolares, compreendendo essa
ferramenta como um caminho e sugestão para os professores trabalharem a
educação de gênero na escola.