Banca de QUALIFICAÇÃO: SUMARA DE FATIMA FERREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUMARA DE FATIMA FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 28/11/2024
LOCAL: Online
TÍTULO:

ENSINO DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE  PARA A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação infantil. Conhecimentos Históricos. Ensino de História na Educação Infantil. Infância. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino do Recife.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

 

Essa  pesquisa analisa a forma como os conhecimentos históricos são trabalhados na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) através do referencial organizado pela mesma voltado para esta etapa da Educação Básica. Compreendendo que a criança é um ser ativo que produz cultura e conhecimento. Sendo assim, elaboramos como pergunta principal a seguinte indagação: Quais são os princípios  didáticos relativos aos ensinamentos históricos, os principais saberes e habilidades explorados na educação infantil, conforme a Proposta da Rede Municipal do  Recife? O objetivo geral da pesquisa é compreender os princípios didáticos relativos aos ensinamentos históricos, saberes e habilidades explorados na educação infantil, conforme a Proposta da Rede Municipal do Recife. Como objetivos específicos temos: a) Realizar um breve histórico sobre a história da Educação Infantil no Brasil e em Recife; b) Compreender a complexidade do processo de aprendizagem dos conhecimentos históricos na Educação Infantil; c) Analisar o currículo da Rede Municipal de Ensino do Recife ao que tange aos conhecimentos históricos na Educação Infantil; d) Apresentar como produto do curso uma proposta de formação para professores da Educação Infantil da Rede de Ensino do Recife sobre o ensino dos conhecimentos históricos nesta etapa da educação básica. A pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa como sinaliza Minayo (2002) e Franco (2021). É um estudo de cunho bibliográfico documental e de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) tendo como locus o documento/caderno denominado, “Política Curricular da Rede Municipal de Ensino do Recife” (2015) voltado para a Educação Infantil, além das contribuições de outros autores e  de documentos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC Educação Infantil (2017), os Referenciais Curriculares Nacionais (1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2014).  Como resultado parcial da pesquisa verificamos que a Rede Municipal de Recife aponta na proposta voltada para a educação infantil saberes históricos a serem trabalhados com as crianças rompendo com a lógica do trabalho com datas comemorativas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Interna - ***.865.604-** - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPE
Externo à Instituição - ITACYARA VIANA MIRANDA
Notícia cadastrada em: 05/11/2024 07:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04