Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ EUDOCIO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ EUDOCIO DE SOUZA
DATA : 15/12/2025
LOCAL: Remoto (Meet)
TÍTULO:

“A ferida ainda nem sarou”: Uma etnografia da atividade mineral em territórios indígenas e quilombolas no Sertão de Itaparica e a atuação do estado.


PALAVRAS-CHAVES:

Mineração; Estado; Poder; Territórios tradicionais; Desenvolvimento.


PÁGINAS: 17
RESUMO:

Esta pesquisa busca investigar a dinâmica da expansão minerária (PE) em territórios indígenas e quilombolas localizados no Sertão de Itaparica, em um contexto de intensificação global da exploração de minerais estratégicos, bem como a atuação do estado, as relações de poder, conflitos sociais e continuidades históricas que atravessam a disputa territorial. A região é marcada por grandes empreendimentos e por reiterada ausência de políticas públicas, e apresenta hoje um avanço silencioso de pesquisas e extrações minerais, muitas vezes irregulares e sem consulta às populações locais. Com base em revisão bibliográfica, levantamento de dados oficiais e a etnografia, o estudo busca evidenciar dados não oficiais presente nos territórios e como os discursos de desenvolvimento sustentam políticas que invisibilizam territórios indígenas e quilombolas, reforçando processos de deslocamento e precarização social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2331195 - PETER SCHRODER
Interno - 2130752 - RUSSELL PARRY SCOTT
Interna - ***.120.784-** - VÂNIA FIALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 05/12/2025 13:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03