ENCUENTROS ETNOGRAFICOS: por uma antropologia do ballet feito em Cuba
ballet em Cuba; antropologia da dança; antropologia do ballet; cultura do ballet; decolonialidade
Mais do que lançar um olhar para o ballet, tematizando-o através do diálogo com pesquisas de variados campos de conhecimento, fazê-lo sob uma
perspectiva antropológica implica compreendê-lo como tradição e observá-lo por meio de suas dinâmicas culturais inscritas nos corpos e nos
movimentos. O ballet é apropriado e ganha outros sentidos em Cuba, se comparado a sua herança eurocêntrica e elitista. Nesta pesquisa, abordado
em perspectiva decolonial, o ballet proporciona reflexões sobre a reinvenção da técnica, sobre a construção dos corpos que dançam na interação
com outras danças e experiências, e sobre a democratização do acesso, em termos de ensino e apreciação. Inspirado no nome que leva o evento
pedagógico etnografado, o Encuentro Internacional de Academias para La Enseñanza del Ballet, o trabalho se dedica a discutir encuentros
etnográficos, articulando observações de campo e reflexão teórica, a fim de refletir sobre o que foi encontrado e o que se encontrou ao longo dessa
experiência, que busca contribuir com uma antropologia do ballet em Cuba refletindo sobre a importância de "estar lá", e mais ainda, de "dançar
lá", para o processo de pesquisa.