O FUNCULTURA AUDIOVISUAL: UMA ANALISE ETNOGRAFICA DA INFRAESTRUTURA DE
PRODUCAO
ANTROPOLOGIA VISUAL; FUNCULTURA AUDIOVISUAL; ETNOGRAFIA; CINEMA; CINEMA EM
PERNAMBUCO
A pesquisa investiga a infraestrutura de produção audiovisual em Pernambuco, a partir do Funcultura Audiovisual um edital
público (lei de incentivo à cultura) e o acesso à linha de incentivo à produção cinematográfica de curtas documentais. A tese parte da
conceituação de Brian Larkin (2013) sobre as infraestruturas, como “construções de redes que facilitam a circulação de bens, pessoas
ou ideias e permitem suas trocas com o espaço” (2013, p. 328). Ela não é apenas uma ou algumas ferramentas tecnológicas, são mais que
isso, elas envolvem redes sociais estabelecidas entre humanos e não humanos, circulação de saberes etc. O objetivo é avaliar desde o
processo com o edital, a burocracia estatal até a concretização do produto final, ou seja, dos filmes produzidos; investigando como a
dimensão imagética está diretamente interligada a um conjunto técnico, tecnológico e burocrático, com o qual os atores humanos
interagem. O campo da pesquisa é o “cinema pernambucano”. O Funcultura Audiovisual é parte importante da infraestrutura de
produção local, mas ele possui seus limites financeiros, de abrangência e de concepção, que frequentemente são revistos em prol das
correções de deturpações. Por fim, o projeto apresenta uma etapa etnográfica, descrevendo o processo de realização de um curta
documental por meio desse mesmo edital.