Frevo: Tradição em Síncope
Frevo; emoções; moralidades; carnaval; antropologia da música
A presente tese tem por objetivo compreender como a tradição do carnaval de Olinda é concebida para
seus fazedores, especificamente em relação ao Frevo. Intendo analisar como o Frevo atua como uma
estrutura de sentimento que ainda que as formas de expressão se modifiquem, ao longo do tempo, há um
ethos que se manifesta de igual modo neste grupo. Busco compreender a ideia de tradição associada ao
gênero e à festa, bem como analisar como esta é atualizada na prática. A partir de três dimensões
cruciais para a existência do gênero - a saber música/músicos, dança/passistas e
agremiações/carnavalescos -, pretende-se demonstrar a partir da maneira pela qual é ensinado,
executado e realizada da festa em si (cortejo/desfile) como a ideia de tradição é materializada ou não,
bem como quais são as estratégias práticas e discursivas que atuam na adequação do fazer carnaval nos
dias de hoje. Os discursos sobre e o fazer carnaval estão calcados em dimensões que indicam não apenas
o quanto se tem enraizada a festa, mas também a relação intrincadas entre valores morais e
confirmações emocionais/disposições emotivas que são acionadas e garantidas uma vez que se faz a festa
“como manda o figurino”, sendo esta relação o foco de análise do presente texto.