A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO DE TERREIRO EM
PERNAMBUCO NA ÉPOCA DA VIRTUALIDADE.
Religião; Jurema Sagrada; Malunguinho; Quilombo; Audiovisual.
Esta pesquisa teve como objeto de analisar a produção audiovisual realizada pelo Quilombo Cultural
Malunguinho (QCM). A partir de seu acervo audiovisual disponibilizados nas redes sociais, com a proposta de
compartilhar conhecimentos sobre as religiões afro-indígena-brasileiras para refletir sobre a importância desses
movimentos na conquista por espaços e reconhecimento da jurema Sagrada, e principalmente entorno da figura de
Malunguinho, que vem sendo reconhecido pelos praticantes da jurema como um líder quilombola, que fortaleceu a
luta por liberdade da população negra em Pernambuco no período da escravidão. Deste modo, através da Lei
Malunguinho, que versa sobre a semana da vivência e da prática da cultura afro-indígena-pernambucana. Dessa forma,
a partir da pesquisa etnográfica das produções audiovisuais disponibilizadas, foram analisadas a linguagem audiovisual
utilizada e as dinâmicas de produção. Portanto, essa dissertação, busca trazer informações para o desenvolvimento de
incentivos culturais e educacionais para a população praticante das religiões afro-indígenas-brasileira a partir do seu
reconhecimento e visibilidade da figura de Malunguinho, como um líder histórico que esteve à frente do maior
Quilombo localizado em Pernambuco e que continua a sua luta na memória e prática religiosas de seu povo. Sendo
assim, traz uma nova perspectiva entorno da Jurema Sagrada, que teve as suas práticas reelaboradas ao longo do tempo
e que vem conquistando seu espaço no campo religioso e cultural. Este projeto objetiva analisar o acervo audiovisual
produzido pelo QCM como um sujeito atuante na articulação e na luta que visa promover a conscientização de pessoas
interessadas em refletir sobre as questões afro-brasileiras por meio da construção de memórias coletivas, fortalecendo
suas práticas e unificando sua luta por visibilidade e respeito.