Banca de DEFESA: ANDRE VITOR SOUZA MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE VITOR SOUZA MATOS
DATA : 25/02/2026
HORA: 09:00
LOCAL: DEE LDSP.
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DE REDES NEURAIS PARA PREVISÃO DIÁRIA DE DEMANDA ELÉTRICA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Redes Neurais Artificiais; Previsão de carga; Previsão multihorária; Multilayer Perceptron; Convolutional Neural Network; Long Short-Term Memory; Echo State Network.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A previsão da demanda de energia elétrica desempenha um papel fundamental nos processos de planejamento e operação dos Sistemas Elétricos de Potência, contribuindo para o aumento da segurança, da eficiência operacional e da otimização dos custos. No entanto, trata-se de um problema complexo, uma vez que o consumo de energia é influenciado por diversos fatores ambientais, econômicos, demográficos, temporais e por eventos esporádicos. Nesse contexto, as Redes Neurais Artificiais têm sido amplamente empregadas desde a década de 1990 e, com o avanço da capacidade computacional e da disponibilidade de dados, vêm apresentando desempenho superior aos modelos estatísticos tradicionais. Este trabalho teve como objetivo comparar o desempenho das redes Perceptron de Múltiplas Camadas, Convolucional unidimensional, Long Short-Term Memory e Echo state network na previsão multihorária das 24 horas do dia seguinte para os subsistemas elétricos do Sistema Interligado Nacional. A metodologia adotada buscou maximizar o desempenho de cada arquitetura de forma imparcial, garantindo condições equitativas de comparação. Os resultados demonstraram que, com exceção da Echo state network, cada arquitetura apresentou desempenho superior em pelo menos um dos subsistemas analisados, evidenciando que não existe um modelo universalmente dominante para a previsão de carga elétrica. Além disso, pela análise da função de autocorrelação dos resíduos ainda há espaço para melhoria das redes utilizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - AIDA ARAUJO FERREIRA - IFPE
Externo ao Programa - 1061963 - JEYDSON LOPES DA SILVA - nullPresidente - 1237647 - JOSE FILHO DA COSTA CASTRO
Notícia cadastrada em: 09/02/2026 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07