Banca de DEFESA: WILLIAM CHAVES LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM CHAVES LIMA
DATA : 19/02/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sessão por Videoconferência - Link da videochamada: https://meet.google.com/zjq-brgq-ipy
TÍTULO:

COMPARTILHAMENTO DE POTÊNCIA EM MICRORREDES SEM COMUNICAÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLOGIAS BASEADAS NA PERTURBAÇÃO DE PARÂMETROS.


PALAVRAS-CHAVES:

Microrredes; Compartilhamento de potência; Perturbação de parâmetros; Controle droop; Hardware-In-The- Loop.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Embora já existam diversas abordagens para resolução do problema de compartilhamento de potência reativa em microrredes sem comunicação, essa ainda é uma temática em aberto, principalmente devido à ausência de uma metodologia que seja genericamente aplicável a uma microrrede qualquer e, ao mesmo tempo, que tenha uma implementação simples e livre de desvantagens significativas. Visando contribuir com essa discussão, este trabalho propõe três novas metodologias de correção de compartilhamento de potência baseadas na perturbação de parâmetros da microrrede, as quais foram desenvolvidas a partir de uma proposta já existente. Essa metodologia, tal como enunciada originalmente, carece de críticas, reformulações e extensões, também realizadas neste trabalho, com base no arcabouço teórico desenvolvido. Este último engloba também uma revisão do problema de compartilhamento de potência, reabordando alguns de seus conceitos e realizando observações inéditas, dentre elas, a da não obrigatoriedade da escolha proporcional dos coeficientes n no droop Q − V, ideia que poderá trazer novas perspectivas para o problema em questão. Além das proposições teóricas, este trabalho apresenta investigações em simulação sobre o comportamento das metodologias estudadas, identificando e sanando situações potencialmente problemáticas, como a mudança de carga durante o processo de correção. Essas investigações, juntamente com a realização de simulações Hardware-In-The-Loop considerando uma microrrede de topologia genérica, atestam o bom desempenho das metodologias propostas, oferecendo bons indícios de que são alternativas relevantes para a solução do problema de compartilhamento de potência reativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO AMÉRICO VILELA JÚNIOR - UFPR
Presidente - 2889145 - GUSTAVO MEDEIROS DE SOUZA AZEVEDO
Interno - 1146270 - RAFAEL CAVALCANTI NETO
Notícia cadastrada em: 24/01/2025 11:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04