AVALIAÇÃO DA GEOMETRIA DE SISTEMAS DE ATERRAMENTO NA REDUÇÃO DO IMPACTO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS.
Malha de aterramento. Descarga atmosférica. Simulação eletromagnética. Engenharia assistida por computador.
O trabalho apresentado trata do comportamento e da modelagem de sistemas de aterramento frente a descargas atmosféricas, especialmente aquelas do tipo nuvem-solo. A pesquisa é focada na influência da geometria das malhas de aterramento e nos parâmetros que afetam a eficiência na dissipação de corrente, como a impedância de surto e a distribuição de potencial no solo.
O estudo faz uso de simulações computacionais utilizando o software Ansys HFSS, que permite a modelagem detalhada de diferentes geometrias de aterramento e a análise de suas respostas a correntes impulsivas. As simulações consideram variados tamanhos de malhas e arranjos de hastes verticais, buscando identificar configurações que oferecem melhor proteção contra descargas atmosféricas.
A análise de sensibilidade do domínio de simulação contribuiu para definir um modelo otimizado para esta, garantindo resultados precisos sem sobrecarregar o processamento computacional. Além disso, um software em linguagem Python foi desenvolvido e integrado ao Ansys HFSS para automatização dos modelos, extração dos resultados e pós-processamento.
Os resultados indicam que malhas de aterramento com maior número de hastes verticais, bem como aquelas com hastes posicionadas em pontos estratégicos, apresentam desempenho superior em termos de dissipação de corrente.
A pesquisa também destaca a importância de adaptar os modelos de solo em função da frequência dos sinais, visto que as descargas atmosféricas apresentam componentes de alta frequência que influenciam a propagação da corrente no solo. Com isso, foi possível desenvolver diretrizes que podem ser aplicadas ao projeto de sistemas de aterramento mais eficazes e seguros.