Banca de DEFESA: JOAS RONALDY DE HOLANDA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAS RONALDY DE HOLANDA SANTOS
DATA : 31/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: DEE-LDS/CTG (4º andar do prédio administrativo).
TÍTULO:

TÉCNICA DE MONTE CARLO APLICADA AO DIMENSIONAMENTO DE UMA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM UMA MICRORREDE COM ESTAÇÕES DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E A HIDROGÊNIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Microrrede, Hidrogênio Verde, Eletrolisador, Célula de Combustível, Monte Carlo, Veículos Elétricos, Veículos a Hidrogênio.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

Este estudo de mestrado investiga como os postos de combustível podem ser adaptados para suportar veículos elétricos e movidos a hidrogênio, através do desenvolvimento de uma microrrede. A pesquisa emprega a técnica de Monte Carlo para modelar cenários de demanda energética variável e determinar as configurações ideais de potência para eletrolisadores e geração fotovoltaica, buscando otimizar o suprimento contínuo de gás nas estações de recarga. A dissertação começa com uma introdução que contextualiza a necessidade de transição para energias renováveis, destacando a importância das microrredes e do hidrogênio verde. A revisão de literatura explora profundamente os sistemas de energia renovável, microrredes, e a aplicação de métodos de Monte Carlo na engenharia elétrica, além de discutir as tecnologias de veículos elétricos e a hidrogênio. Na metodologia, o estudo detalha o uso da simulação de Monte Carlo para o dimensionamento da microrrede, incluindo uma análise minuciosa dos componentes como eletrolisadores, células de combustível, sistemas de armazenamento de bateria (BESS), e geração fotovoltaica, juntamente com a integração e gestão de energia através de um barramento AC. A análise de dados foca na potência instantânea dos equipamentos e nos níveis de Estado de Carga (SOC) e Estado de Carga de Hidrogênio (SOCH), fundamentais para avaliar a performance do sistema. Os resultados obtidos ilustram a capacidade da microrrede de gerenciar eficientemente a oferta e demanda de energia, com especial atenção ao funcionamento do eletrolisador e dos sistemas de armazenamento em responder às necessidades energéticas dos veículos. A discussão avalia esses resultados à luz de estudos anteriores e considera as limitações enfrentadas.
            Esta dissertação conduziu uma investigação sobre a operação e otimização de uma microrrede integrada, abordando inicialmente a contextualização e relevância do tema por meio de uma revisão bibliográfica abrangente. O uso da técnica de Monte Carlo foi crucial para a realização de simulações robustas, e os resultados das simulações foram de suma importância para melhorar a compreensão da correlação de potência nominais do eletrolisador e geração fotovoltaica e déficit de hidrogênio. Em conclusão, este estudo não apenas confirmou a viabilidade das microrredes integradas como soluções sustentáveis para o gerenciamento de energia, mas também destacou o potencial significativo para melhorias através de inovações tecnológicas e estratégias de controle avançadas. A continuação desta pesquisa abre várias linhas de pesquisas promissoras para aprofundar e expandir os estudos sobre a operação e otimização de microrredes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3213844 - DOUGLAS CONTENTE PIMENTEL BARBOSA - nullExterna ao Programa - 2300753 - MILDE MARIA DA SILVA LIRA - nullPresidente - 1543575 - PEDRO ANDRE CARVALHO ROSAS
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 10:46
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