AVALIAÇÃO DA OPERAÇÃO E DOS IMPACTOS ELÉTRICOS DA CONEXÃO DE ELETROPOSTO DE RECARGA RÁPIDA.
Carregadores, Impactos elétricos, Qualidade da Energia e Veículos Elétricos.
O presente estudo almeja conduzir uma análise abrangente sobre os desafios enfrentados pelas redes elétricas urbanas diante do carregamento massivo de veículos elétricos (VEs). No atual contexto de uma sociedade constantemente voltada para a busca de soluções sustentáveis, a mobilidade elétrica surge como uma alternativa promissora para atenuar as emissões de gases de efeito estufa e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
No cenário atual da mobilidade elétrica, destaca-se o crescente interesse em veículos elétricos como resposta viável aos desafios ambientais e energéticos. A crescente demanda impõe a necessidade de gerenciar as implicações do carregamento massivo de VEs nas redes urbanas. Neste contexto, este trabalho descreve os desafios relacionados à mobilidade elétrica e suas repercussões nas infraestruturas elétricas urbanas, especificamente associados aos impactos elétricos na qualidade de energia decorrente da conexão de VEs à rede. Os resultados são baseados em simulações implementadas em ambiente do tipo HIL (Hardware in the loop), evidenciando pontos de operação e as condicionantes para a ocorrência de impactos elétricos de estações de recarga rápida nas componentes de qualidade de energia estabelecidas pelo PRODIST (Procedimentos de Distribuição) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Por fim, propõe-se um novo indicador específico, denominado de Índice de Impacto Elétrico do Carregamento de Veículos Elétricos - ECGII (EV Charging Grid Impact Indice). O objetivo do ECGII é avaliar de maneira preditiva, em etapas anteriores à instalação de um novo carregador conectado à rede de distribuição, o potencial de ocorrência de impactos do carregamento de VEs. Desta forma, o índice ECGII pode ser uma ferramenta destinada a gestores de redes elétricas urbanas e planejadores de transporte, desempenhando a função de classificador de modo a subsidiar estratégias que otimizem a integração dos veículos, garantindo, assim, eficiência energética e confiabilidade operacional. Portanto, no contexto da crescente adoção da mobilidade elétrica, este trabalho busca contribuir com um método de suporte ao gerenciamento dos desafios enfrentados pelas redes elétricas urbanas em cenários de elevada inserção de cargas associadas potencialmente perturbadoras associadas à infraestrutura de recarga de VEs.