Banca de DEFESA: ANDRE VICTOR RODRIGUES NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE VICTOR RODRIGUES NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 24/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sessão por videoconferência
TÍTULO:

ABORDAGEM HÍBRIDA DETERMINÍSTICA E ESTOCÁSTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE CONSTRAINED-OFF FUTURO PARA RENOVÁVEIS: ESTUDO DE CASO NO BRASIL PARA O ANO 2025.


PALAVRAS-CHAVES:

Constrained-off; Fontes Renováveis Variáveis; Sistema de Transmissão; Metodologia Híbrida; Newton-Raphson; Energia Renovável; Análise Determinística de Fluxo de Potência; Análise Estocástica de Produção de Energia; Energia Eólica; Energia Fotovoltaica.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Este estudo aborda a aplicação de uma metodologia híbrida determinística e estocástica para quantificar os eventos de constrained-off em Fontes Renováveis Variáveis (FRV), particularmente eólica e solar, e sua aplicação em um estudo de caso no Sistema Interligado Nacional (SIN) do Brasil para o ano 2025. Através da integração de análises determinísticas, que incluem simulações de fluxo de potência utilizando o método Newton–Raphson, e análises estocásticas que avaliam o comportamento variável da demanda e da geração, o estudo fornece uma avaliação detalhada dos impactos da inserção de capacidades significativas de energia renovável na rede elétrica. Os cenários analisados, com capacidades instaladas de 47,7 GW e 77,7 GW de FRV, apresentaram uma projeção de corte de geração de, respectivamente, 1,8% e 19,4% da energia renovável por estas fontes, com cortes de 6,1% e 28,7% da energia renovável por estas fontes em setembro, maior constrained-off. A pesquisa aponta a necessidade de melhorias na infraestrutura de transmissão e na implementação de tecnologias de armazenamento para mitigar os efeitos adversos dos eventos de constrained-off. Além disso, discute-se a necessidade de políticas energéticas adaptativas que possam facilitar uma transição eficiente para um sistema energético mais sustentável e resiliente. Os resultados indicam que, sem melhorias significativas na infraestrutura e sem uma gestão de carga adequada, os eventos de constrained-off podem se tornar mais frequentes e intensos, comprometendo a estabilidade e eficiência do sistema elétrico, a sustentabilidade econômica dos empreendimentos de geração e os novos investimentos em renováveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JOISA CAMPANHER DUTRA SARAIVA - FGV
Externo ao Programa - 1061963 - JEYDSON LOPES DA SILVA - nullPresidente - 1237647 - JOSE FILHO DA COSTA CASTRO
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10