Banca de DEFESA: ANDREA LIMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA LIMA DA SILVA
DATA : 30/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 02 Departamento de Engenharia Biomédica
TÍTULO:

GAMIFICAÇÃO E JOGOS SÉRIOS COMO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS: Uma Revisão de Escopo


PALAVRAS-CHAVES:

gamificação; tecnologia educacional; adolescente; jovem adulto; educação sexual; saúde reprodutiva.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: A adolescência e a juventude compreendem uma fase de sobreposição e transição crítica na qual os indivíduos estão mais vulneráveis a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidezes não planejadas. Métodos tradicionais de ensino, como palestras, têm se mostrado limitados na retenção de conhecimento e engajamento dessa população. Em resposta, este estudo defende que o uso de recursos educacionais abertos, combinados com jogos sérios e gamificação, oferecem estratégias promissoras para estimular o aprendizado ativo em ambientes mais seguros e privados. Objetivo: Mapear as evidências disponíveis na literatura científica que abordem o uso de jogos sérios e da gamificação como estratégia educativa para promover a saúde sexual e reprodutiva entre adolescentes e adultos jovens. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, onde as buscas foram conduzida nas bases de dados MEDLINE via PubMed, Scopus, LILACS, IEEE, BVS e ACM, limitando a estudos publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos estudos que analisaram jogos sérios ou gamificação para promover a saúde sexual e reprodutiva em participantes entre 10 e 24 anos. Resultados: Ao final da triagem, 17 estudos foram selecionados para análise, e demonstraram que as abordagens baseadas em jogos sérios e gamificação são significativamente mais promissoras e superiores aos métodos tradicionais. Houve melhora consistente na aquisição de conhecimento, na motivação e no engajamento dos alunos. O público-alvo concentrou-se em grupos minoritários ou em situação de vulnerabilidade social e econômica. As temáticas abordadas foram amplas, abrangendo informações como sexualidade, higiene, prevenção de ISTs, contracepção e saúde puberal/menstrual. Considerações Finais: Esta revisão confirmou o potencial transformador dos jogos sérios e da gamificação para a educação sexual e reprodutiva, proporcionando um ambiente seguro e discreto para temas sensíveis. Contudo, foram identificadas limitações consistentes nas pesquisas, como a dificuldade em medir mudanças comportamentais de longo prazo, a necessidade de amostras maiores e acompanhamentos mais longos. O estudo reforça que a integração de jogos sérios e gamificação é uma estratégia global essencial que se alinha diretamente aos ODS 3, 4 e 5 (saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de gênero), fornecendo contribuições valiosas para políticas públicas e currículos escolares mais inovadores. Sugere- se que futuras pesquisas se aprofundem em amostras maiores e acompanhamentos de longo prazo para consolidar o potencial dessas intervenções.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Interno - 1738250 - MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
Externa à Instituição - MARIA DO SOCORRO MACHADO FREIRE - UFPE
Notícia cadastrada em: 16/10/2025 11:44
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