Banca de DEFESA: RENE RIBEIRO SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENE RIBEIRO SOARES
DATA : 29/09/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do Departamento de Engenharia Biomédica
TÍTULO:

EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: MAPEAMENTO DOS PROFISSIONAIS

ENVOLVIDOS: uma revisão de escopo


PALAVRAS-CHAVES:

professor, educadores de saúde, educação sexual, sexualidade, Brasil.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Introdução: A educação sexual no Brasil é um campo interdisciplinar que enfrenta
desafios estruturais, culturais e políticos significativos, impulsionados pela
resistência conservadora, pela formação específica inadequada e pela rica
diversidade sociocultural do país. Esses fatores contribuem para abordagens
fragmentadas, limitando a eficácia da educação sexual na abordagem integral de
questões como gênero, diversidade e saúde. Objetivo: Mapear os profissionais
envolvidos no ensino da educação sexual no Brasil. Assim, identificando seus perfis,
formações, atribuições e os desafios enfrentados no contexto educacional por meio
de uma revisão de escopo, conduzida de acordo com as diretrizes do Preferred
Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptadas
para tal. Métodos: A revisão foi orientada pela questão: “Quais são as formações,
perfis e atribuições dos profissionais envolvidos no ensino da educação sexual no
contexto educacional brasileiro?”. Foram realizadas buscas em cinco bases de
dados (SciELO, PubMed, LILACS, Scopus, Web of Science), entre 14 de março e 25
de abril de 2025, utilizando descritores como “professor”, “health educators”, “sex
education”, “sexuality” e “Brazil”, combinados com operadores booleanos “AND” e
“OR”. Não houve restrições temporais ou linguísticas. Foram incluídos estudos que
descrevessem a atuação, a formação ou os papéis de profissionais envolvidos na
educação sexual no Brasil, bem como documentos institucionais e normativos
oficiais que orientassem ou regulamentassem essa atuação. Foram excluídos
trabalhos cujo objeto principal não contemplasse os profissionais e materiais sem
fundamentação científica ou institucional reconhecida. A seleção seguiu as etapas
PRISMA: identificação, triagem, elegibilidade e inclusão, resultando em 24 estudos
(21 das bases, 3 de busca manual). Os dados foram extraídos e analisados
qualitativamente, com categorização temática por região. Resultados: Os 24
estudos revelaram que professores, profissionais de saúde (enfermeiros, médicos),
agentes comunitários e educadores de pares são os principais envolvidos na
educação sexual. Os professores, especialmente de Ciências, carecem de formação
específica, enfrentam tabus culturais, influências religiosas e reações contrarias das

familiares, limitando o ensino a aspectos biologizantes e preventivos. A formação
inicial e continuada é insuficiente, com currículos que negligenciam diversidade
sexual e gênero. Na saúde, profissionais enfrentam desafios semelhantes, com foco
técnico e pouca atenção a questões socioculturais. Projetos comunitários mostram
resultados positivos, mas sua escalabilidade é limitada. Regionalmente, podemos
destacar que o Sul apresenta práticas heteronormativas e ineficazes na prevenção
da gravidez na adolescência; o Sudeste destaca barreiras na formação docente e
necessidades negligenciadas de trabalhadores sexuais; o Centro-Oeste evidencia
lacunas entre diretrizes e práticas; o Norte enfrenta disputas políticas e
desconsideração de interesses dos alunos; e o Nordeste revela desconhecimento
docente influenciado por dogmas religiosos. Discussão: A educação sexual no
Brasil é marcada por abordagens fragmentadas, resistência conservadora e falta de
padronização curricular, perpetuando desigualdades e discriminações. A formação
específica é crucial para superar tabus e integrar temas como gênero e diversidade,
considerando as especificidades regionais e culturais do país. Iniciativas
comunitárias e educacionais de pares mostram potencial, mas bloqueiam maior
integração com o sistema educacional e de saúde. A revisão alinha-se aos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 4 e 5 e à iniciativa Reimaginar o Futuro
da Educação da UNESCO, propondo uma educação sexual transformadora e
inclusiva. Conclusão: O estudo alcançou seu objetivo de mapeamento e evidenciou
a urgência de políticas públicas que priorizem: formação continuada de profissionais,
integração efetiva entre saúde e educação, e desenvolvimento de estratégias
contextualizadas que considerem as diversidades regionais brasileiras. Recomenda-
se a adoção de modelos já bem-sucedidos no país, como as capacitações da UNA-
SUS, para superar as barreiras identificadas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Interno - 1738250 - MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
Externa à Instituição - FRANCINE IANE GOMES DE SÁ
Notícia cadastrada em: 08/09/2025 09:35
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