ARGUMENTAÇÃO E ESCRITA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DO TECNOGÊNERO POST EM CARROSSEL NO INSTAGRAM
tecnodiscurso, gêneros textuais, escrita digital; argumentação
Na escola, é necessário levar os estudantes a desenvolverem habilidades de argumentação, tendo em vista que ela é inerente à própria linguagem. Tal necessidade se torna mais evidente em função da emergência das mídias digitais, diante de múltiplas práticas comunicativas, proporcionadas pelo advento de novas tecnologias, sobretudo com a internet, surgem, assim, os gêneros nativos digitais. Um deles é o post em carrossel no Instagram de visada argumentativa, que se destaca por sua intensa circulação social e pelo importante papel que cumpre. A tecnodiscursividade está intrinsecamente relacionada à construção do teor argumentativo dos tecnodiscursos, o ensino da argumentação não deve ignorar a importância desse fenômeno. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar como o ensino de mecanismos argumentativos compósitos de escrita digital, por meio da produção do tecnogênero post em carrossel no Instagram pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentação de estudantes do 9º ano, na produção de textos. As bases conceituais para este trabalho surgiram a partir de Amossy (2020), Andersen (2022, 2023), Bazerman (2015, 2020), Miller (2012, 2015), Bawarshi e Reiff (2013), Paveu (2022). Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que teve como voluntários estudantes do 9º ano de uma escola municipal da rede pública de ensino recifense. No escopo dos estudos teóricos supracitados, desenvolvemos um modelo de ensino “o processo guiado de imersão tecnodiscursiva”, baseado em uma pedagogia interativa de gêneros, considerando o tecnogênero (Paveau, 2022) como resultante de uma ecologia composicional (Farias, 2022), na qual os produsuários permanecem como sujeitos estrategistas que operam escolhas (Santos e Cortez, 2022). De acordo com a metodologia proposta, foram elaboradas atividades digitais no Canva, buscando desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes, por meio da produção de posts em carrossel para publicação em um perfil criado no Instagram para a turma. A partir das análises das produções finais, foi possível observar grande avanço no conhecimento relativo aos mecanismos argumentativos compósitos que podem ser empregados em uma produção escritural digital. Os estudantes tornaram-se conscientes da ecologia composicional da qual um tecnogênero é resultante e sentiram-se autorizados a assumir o papel de produsuários que operam escolhas no processo de escrita digital argumentativa.