Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEYCE DELMAS CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEYCE DELMAS CAVALCANTI
DATA : 28/05/2025
LOCAL: Sala 201
TÍTULO:

DA LEITURA DE CONTOS À BIBLIOTECA INTERIOR DO SUJEITO LEITOR-ESCRITOR: PROPOSTA DIDÁTICA AUTOBIOGRÁFICA


PALAVRAS-CHAVES:

Autobiografia oralizada de leitor. Biblioteca interior. Contos. Formação do sujeito leitor-escritor. Mediação literária. 


PÁGINAS: 126
RESUMO:

No campo do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, a leitura literária vista como processo e não apenas como produto, deve ser ensinada. Com efeito, no presente cenário escolar desafiador em que nos encontramos, o desenvolvimento da habilidade de leitura é essencial levando em conta prioritariamente, os planos tanto afetivo, que remetem às lembranças da leitura de mundo, quanto intelectual, como o preenchimento dos espaços textuais ambivalentes ou obscuros solicitando a criatividade do leitor. Tais planos permeiam o ato de ler. Perguntamos de que forma aprimorar uma educação literária libertadora, crítica e criativa para uma consciência do direito discente ao acesso à literatura? Como sensibilizar a recepção do texto literário com os estudantes por meio do desenvolvimento de atividades a partir dos planos constitutivos do ato de leitura? Para responder a estas perguntas, promoveremos uma reflexão acerca da importância da literatura para a formação identitária e intersubjetiva do sujeito leitor-escritor. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é favorecer a autonomia leitora do estudante. Para tal, optamos pelo registro da experiência leitora de cada estudante utilizando a escrita de um diário pautado nas leituras de contos sociais e psicológicos. Em seguida, pela produção de uma autobiografia oralizada de leitor a fim de que ele possa resgatar lembranças leitoras advindas de sua biblioteca interior para estruturá-la conscientemente. A fundamentação teórica desta pesquisa compreende estudos sobre a concepção de leitura de mundo com Freire (2011); a leitura em geral com Martins (2006), Solé (1998); as estratégias de leitura literária com Colomer (2003; 2007), Petit (2010; 2013) e Xypas (2022) na perspectiva da leitura literária como processo; os aspectos da neurociência da leitura em Cosenza e Guerra (2011), Wolf (2019) e Dehaene (2012; 2022) como o cérebro aprende a ler; a estética da recepção com Iser (1999) e Jauss (1994) colocando o leitor no centro da leitura literária; a educação literária com Todorov (2018) e Rouxel, (2013), considerando a literatura para além do contexto escolar; o ensino da leitura subjetiva na escola com Langlade (2013), Bayard (2007), Xypas (2018, 2020) e sobre o diário de leitura Machado (1998). Quanto ao estudo do gênero narrativo conto utilizado para fomentar interação na leitura literária, tomamos como base Cortázar (2011) e Gotlib (1998). A metodologia de pesquisa é a pesquisa-ação com Thiollent (2011) e autobiográfica com Xypas (2022). Esperamos que por meio desta, haja fomentos de novas práticas de ensino de leitura do texto literário em sala de aula dando voz ao estudante para desenvolver seu protagonismo na vida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interno - 1851667 - CARLOS ANTONIO FONTENELE MOURAO
Externo ao Programa - 1050854 - FLAVIANO MACIEL VIEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 27/05/2025 08:55
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