Banca de DEFESA: RAISA ALMEIDA FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISA ALMEIDA FEITOSA
DATA : 28/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: CAC- sala 201
TÍTULO:

ITINERÁRIO DE EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS COM TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE POEMAS NO 9º ANO


PALAVRAS-CHAVES:

 educação literária; leitura subjetiva; didática da poesia; tradução intersemiótica.


PÁGINAS: 239
RESUMO:

 Esta pesquisa-ação, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), consistiu na elaboração e implementação de um Itinerário de Experiências Literárias junto a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, cuja finalidade precípua foi a formação de leitores de poesia. A escolha de trabalhar o gênero poema deveu-se a dados que mostram o afastamento progressivo dos adolescentes em relação ao gênero lírico (Brasil, 2020) e outros que apontam para uma abordagem formalista dos textos poéticos em livros didáticos, além de pesquisas que sinalizam o desprestígio da poesia na Educação Básica (Pinheiro, 2018). Diante disso, enfatizamos no Itinerário o efeito estético implicado no jogo lúdico entre o leitor e o texto poético, assim como a relação leitor-obra-leitura no processo de apropriação do texto literário pelo leitor. Para tanto, a metodologia incluiu os seguintes dispositivos didáticos: Antologia, Diário de Sensações, Círculo de Leitura e outros. A nossa hipótese de pesquisa foi que a tradução intersemiótica de poemas para a linguagem-ambiente dos quadrinhos contribuiria para a formação de leitores de poesia na turma de 9º ano: a quadrinização é compreendida neste trabalho como uma consequência da apropriação do texto literário pelo leitor, configurando-se como uma produção de leitura literária (Langlade, 2013), em vez de uma atividade mecânica de transposição do texto de um código para o outro. Para elaborar esse percurso, foram essenciais as contribuições dos teóricos da Leitura Subjetiva (Rouxel et al, 2013; Xypas, 2018a, 2018b, 2020, 2022, 2023), as práticas de leitura literária propostas por Cosson (2021a; 2021b) e as orientações a respeito da didática da poesia de Pinheiro (2018; 2024), Munita (2023a; 2023b; 2024), dentre outros autores. Para discutir o fenômeno poético, recorremos às vozes de Bosi (2000), Candido (1996) e outros. Em relação à tradução intersemiótica, evocamos Plaza (2013), Campos (2015) e Clüver (2011). No que concerne aos quadrinhos, foram fundamentais Guerini e Barbosa (2013), Barbieri (2017), além de outros teóricos. A análise dos resultados trouxe a percepção de que os estudantes se tornaram responsáveis pelo agenciamento dos signos dos poemas-fonte ao criarem outros signos a partir deles na linguagem-ambiente dos quadrinhos. Verificamos que as produções multimodais de leitura literária dos alunos correspondem a possibilidades de compreensão e interpretação dos poemas dos quais derivaram – um ato experimental com valor estético e pedagógico intrínseco. Em sua autoavaliação, boa parte dos alunos sinalizou que houve aquisição de novos saberes literários e que foi estabelecida uma nova relação com a poesia e com o gênero poema. Concluímos, assim, que a fruição qualificada ocorre a partir de uma mediação que valoriza a emergência da subjetividade dos leitores e, a partir dela, realiza a análise guiada – e colaborativa – dos textos literários. Nesse sentido, tanto a leitura analítica quanto a subjetiva são importantes para que ocorra a experiência estética, uma vez que a razão e as emoções, mobilizadas a partir da curiosidade e da imaginação do sujeito leitor –, fundam a experiência literária como uma entrega participativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externo ao Programa - 3219408 - JONAS JEFFERSON DE SOUZA LEITE - nullInterna - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/03/2025 11:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10