Banca de DEFESA: ANA KARLA ARANTES AROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARLA ARANTES AROCHA
DATA : 28/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: via Videoconferência
TÍTULO:
Multiletramentos e habilidades de leitura: o desempenho de estudantes do 6º ano do ensino fundamental na leitura do gênero infográfico

PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramento. Leitura. Habilidades de leitura. Infográfico.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A multiplicidade de linguagens, modos ou semioses que atualmente está muito evidente nos textos em circulação social acaba exigindo dos leitores novas maneiras de processar as informações e, portanto, novas estratégias discursivas. Frente às competências e habilidades almejadas para o perfil do leitor atual, as práticas de letramento em leitura têm se mostrado insuficientes e devem ser direcionadas ao multiletramento. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desenvolvimento de habilidades de leitura de infográficos por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, cuja metodologia concentrou-se na implementação de uma sequência de atividades e o procedimento para a análise e interpretação de dados levou em conta o resultado obtido na aplicação da atividade diagnóstica comparando-o com o resultado obtido na atividade final. A análise comparativa dos resultados evidenciou a eficácia da intervenção implementada, uma vez que a média geral de acertos aumentou, vários descritores mostraram melhorias expressivas em seus percentuais de acertos e a maioria dos estudantes mostrou algum nível de progresso. Esses dados indicam melhorias significativas no desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão de infográficos dos estudantes voluntários participantes da pesquisa, mas também destacam a importância de acompanhamento e suporte aos estudantes que ainda estão com desempenho crítico ou que tiveram queda no desempenho. Nesta dissertação, para a fundamentação teórica utilizou-se para o conceito de gêneros textuais a abordagem dos Estudos Retóricos de Gênero (ERG), da qual fazem parte Miller (2012), Bazerman (2011) e Marcuschi (2008, 2010) e no que concerne ao conceito de gêneros multissemióticos recorreu-se aos estudos de Dionisio e Vasconcelos (2013), Marcuschi (2008, 2010) e Rojo (2015); no que diz respeito aos conceitos de letramento, letramentos múltiplos e multiletramentos tomou-se como base as pesquisas de Soares (2003), Dionisio (2008), Santos (2006) e Rojo (2012) e para a elucidação da origem do termo multiletramentos os postulados do Grupo de Nova Londres (1996). De Pablos Coello (1998), Cairo (2008), Teixeira (2010) e Nascimento (2013) respaldam as reflexões sobre o gênero textual infográfico; e Paiva (2016) guia os pressupostos acerca das habilidades de leitura de infográficos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3101145 - MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
Externa ao Programa - 1705946 - SONIA VIRGINIA MARTINS PEREIRA - UFPEExterno à Instituição - FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 10:53
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