Banca de DEFESA: NILDILUCE QUEIROZ DE ARAUJO OLIVEIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILDILUCE QUEIROZ DE ARAUJO OLIVEIRA
DATA : 06/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto, via videoconferência
TÍTULO:
CORDEL E SUBJETIVIDADE: RELATO DE VIVÊNCIA LITERÁRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES:
Cordel. Ecos íntimos. Letramentos literários. Leitura subjetiva.
PÁGINAS: 111
RESUMO:
Este trabalho investiga o ensino do cordel como instrumento pedagógico, a fim de intervir no uso e no trato ao texto literário dentro da sala de aula, com o objetivo de desenvolver uma educação literária com enfoque no gênero cordel para observar a recepção dos alunos a partir desta leitura, como também descrever os ecos íntimos do jovem leitor. Escolhemos como instrumento de trabalho para análise dos ecos íntimos dos alunos, o cordel “Nas asas da poesia” escrito por Milene Augusto, composto de dezesseis estrofes. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de nono ano, composta por 18 alunos entre 13 e 14 anos, da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento de Solidão/PE – Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A análise dos dados deu ênfase ao método qualitativo. Utilizamos como aporte da leitura subjetiva à vista teórica de Anne Rouxel e Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) e Xypas (2018), da teoria da formação literária de Colomer (2007).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.493.644-** - FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA - FACHO
Interna - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Externa à Instituição - SUELANY CHRISTTINNY RIBEIRO MASCENA