SELEÇÃO LEXICAL NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: proposta de oficinas pedagógicas para o 9º Ano do Ensino Fundamental
Seleção lexical; Produção textual; Trabalho de Conclusão do Fundamental; Oficinas pedagógicas.
Esta dissertação tem por objetivo desenvolver estratégias que proporcionem o aprimoramento das escolhas lexicais de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental no processo de escrita do projeto do Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). O TCF é um programa da Rede Estadual de Educação de Pernambuco que incentiva os alunos concluintes do Ensino Fundamental a desenvolverem um projeto de pesquisa científica sobre algum tema de interesse dos estudantes e da comunidade escolar. A opção por trabalhar com o TCF, especificamente centrado na escrita do Plano de Voo, partiu não apenas das dificuldades enfrentadas pelos educandos nesse primeiro contato com o desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica, mas também dos desafios enfrentados por mim, na posição de professora-orientadora, em atender às propostas do TCF e adequá-las à rotina pedagógica. Durante o processo de escrita do trabalho, os alunos apresentaram com certa frequência três problemas específicos: o primeiro deles diz respeito ao uso de termos técnicos atrelados à temática da pesquisa; o segundo refere-se à adequação do uso de verbos procedimentais; o terceiro trata do uso de sinalizadores lexicais indicativos de relato. Diante dos desafios apresentados, definimos uma abordagem de trabalho pautada na perspectiva textual-interativa da seleção lexical, na qual analisamos os fatores que orientam as escolhas lexicais durante o processo de escrita do texto, bem como avaliamos as relações que se constituem por meio da seleção lexical. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Neves (2020), Antunes (2009; 2010; 2012), Bezerra (2004), Correia (2011), Koch e Elias (2010), Marcuschi (2004; 2010) e Travaglia (2016; 2021). Para a intervenção pedagógica, chegamos à conclusão de que o formato de oficinas seria o que melhor atenderia à nossa proposta de trabalho, por possibilitar a intervenção direcionadas para cada uma das situações-problema vivenciadas na escrita do Plano de Voo, conforme apontam Cuberes (1989), Vieira e Volquind (1996) e Valle e Arriada (2012). O desenvolvimento da pesquisa nos mostrou ser possível despertar nos educandos uma espécie de consciência linguística, a qual viabiliza a percepção de que, a depender do contexto, haverá uma seleção lexical que é condicionada ao espaço de interação e que, portanto, o atendimento às exigências do contexto é responsável por promover a adequação linguística do texto.