ASPECTOS DA COESÃO LEXICAL EM OFICINAS DE REESCRITA DE RESENHAS POR ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino do léxico. Coesão lexical. Atividades de reescrita. Resenha.
O processo de coesão lexical é definido como o efeito coesivo promovido por meio da seleção do vocabulário (Neves, 2020). Tal processo se caracteriza por depender de fatores contextuais e da interpretação que os interlocutores fazem na compreensão das relações que as palavras apresentam entre si dentro do texto. Diante disso, investigamos como acontece a coesão lexical em resenhas produzidas por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, e a partir do diagnóstico encontrado, sugerimos atividades de reescrita, a fim de promover um maior desenvolvimento dessa coesão nos textos escritos produzidos pelos estudantes. A pesquisa surgiu após a análise de autores como Costa Val (2006), Passarelli (2012) e Pécora (2011) que investigam e apontam alguns problemas no que tange à textualização, processo de materialização de sentidos em um texto concreto, em textos escritos. Como grande parte dos trabalhos que contempla a coesão se volta à análise de elementos gramaticais, a presente pesquisa contemplou a análise de resenhas à luz da coesão realizada por itens lexicais. Para isso, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Koch (2017), Antunes (2012) e Passarelli (2012). A partir do exposto, nossa pesquisa se mostra relevante como uma proposta de intervenção na produção escrita dos estudantes que os auxilia numa melhor articulação dos seus textos. Assim, ao trabalhar os elementos de coesão lexical, evidenciamos elementos que contribuem para estabelecer a construção adequada da textualidade e, consequentemente, da unidade semântica do texto.