SELEÇÃO LEXICAL NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: proposta de oficinas pedagógicas para o 9º Ano do Ensino Fundamental
Seleção lexical; Produção textual; Trabalho de Conclusão do Fundamental; Oficinas pedagógicas.
Esta dissertação tem por objetivo desenvolver estratégias que proporcionem o aprimoramento das escolhas lexicais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental no processo de escrita do projeto do Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). O TCF é um programa da rede estadual de Pernambuco que incentiva os alunos concluintes do Ensino Fundamental a desenvolverem um projeto de pesquisa científica sobre algum tema de interesse dos estudantes e da comunidade escolar. A opção por trabalhar com a escrita do TCF partiu não apenas das dificuldades enfrentadas pelos estudantes nesse primeiro contato com o desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica, mas também, dos desafios enfrentados por mim, na posição de professora-orientadora, em atender as propostas do TCF e adequá-las à rotina pedagógica. Durante o processo de escrita do trabalho, os alunos apresentaram com certa frequência três problemas específicos: o primeiro deles, diz respeito ao atendimento à formatação do gênero projeto; o segundo, trata da adequação vocabular ao contexto da esfera científica; o último é uma espécie de subtópico do problema dois, trata da dificuldade que os estudantes apresentaram em reconhecer e fazer uso de termos da esfera técnico-científica. Diante dos desafios apresentados, definimos uma abordagem de trabalho pautada na perspectiva textual-interativa da seleção lexical, na qual analisamos os fatores que orientam as escolhas lexicais durante o processo de escrita do texto, bem como avaliamos as relações que se constituem por meio da seleção lexical, para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Antunes (2009; 2010; 2012), Bezerra (2004), Correia (2011), Koch e Elias (2010), Marcuschi (2004; 2010), Neves (2020) e Travaglia (2016; 2021). Para o desenvolvimento da intervenção pedagógica, chegamos à conclusão de que o formato de oficinas pedagógicas seria o que melhor atenderia às necessidades dos estudantes, possibilitando intervenções direcionadas para cada uma das situações-problema que se apresentavam, conforme apontam Cuberes (1989), Vieira e Volquind (1996) e Valle e Arriada (2012). O desenvolvimento das análises encontra-se em processo de construção, por esta razão, as informações, por ora, não serão incluídas.