O PROCESSO SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO DO CORPO EXPRESSIVO DO PIANISTA POPULAR SALOMÃO SOARES
enculturação musical; piano popular; música e corpo; Salomão Soares.
Esta pesquisa buscou investigar o processo social de desenvolvimento do corpo expressivo do pianista popular Salomão Soares. Foram utilizados como aportes teóricos o conceito de corpo fenomenológico de Merleau-Ponty (2018a), os estudos de Heller (2006) e de Lehmann e Gruber (2006), que tratam do desenvolvimento do corpo expressivo e da expertise musical no contexto de músicos de concerto, bem como a teoria de Lucy Green (2002), que aborda as práticas informais de aprendizagem de músicos populares. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Lakatos; Marconi, 2003). As técnicas de coleta de dados incluíram a entrevista semiestruturada (Duarte, 2005), a observação participante (Flick, 2008) do pianista executando dois trechos musicais inéditos distintos e a pesquisa documental a partir de entrevistas e vídeos de performance do músico (Loizos, 2002; Lakatos; Marconi, 2003). A análise dos dados foi estruturada em categorias a partir dos estudos de Heller (2006) e Lehmann e Gruber (2006): decodificação musical, motricidade incorporada, motricidade espontânea e manutenção da peça. A análise foi conduzida com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados indicam que a formação de Salomão Soares difere do que foi descrito por Heller (2006) e por Lehmann e Gruber (2006). Seu processo social de desenvolvimento do corpo expressivo envolveu, inicialmente, a enculturação, o autodidatismo, e a construção desse corpo expressivo se deu por via aural e por práticas informais, sendo posteriormente ampliada em contextos formais de ensino. O pianismo de Salomão é fortemente marcado pela rítmica, aspecto este que está intimamente relacionado às suas vivências musicais. As análises evidenciam algumas diferenças nos processos de aprendizagem entre os dois trechos musicais propostos, nos quais o pianista mobilizou saberes incorporados, como leitura e notação musical, dedilhado, fraseado, harmonização e memorização por escuta, bem como na forma como ocorreu a transição entre o estágio representacional e a motricidade espontânea. Os saberes que foram mobilizados fazem parte de todo um contexto social em que Salomão esteve imerso durante sua trajetória musical.