PRATICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM MUSICAIS COMUNITARIAS NO CONTEXTO DO G.R.E.S. PRETO VELHO: SOB UM OLHAR DECOLONIAL
Educação musical afrodiaspórica. Decolonialidade. Cultura participativa afrodiaspórica. Escola de samba.
Esta dissertação propõe uma análise crítica dos processos de ensino-aprendizagem
musicais desenvolvidas por grupos de cultura participativa afrodiaspóricas, com foco na
Escola de Samba Preto Velho, em Olinda-PE, sob um olhar decolonial. Por meio de uma
abordagem qualitativa, etnográfica e de observação participante, a pesquisa investiga
como a educação musical pode buscar bases nas práticas afrodiaspóricas para promover
uma pedagogia decolonial. Fundamentada no pensamento decolonial de Catherine Walsh,
na contribuição de Luan Sodré de Souza no campo da educação musical afrodiaspórica
além das contribuições seminais de autores como Aníbal Quijano, Franz Fanon, Edgard
Lander, Walter Mignolo, Nelson Maldonaldo-Torres, Cida Bento, entre outros, a análise
evidencia os modos como as práticas de re-existência em espaços de cultura participativa
afrodiaspóricas emergem como resposta à colonialidade e ao racismo epistêmico. A
dissertação propõe um diálogo entre teoria decolonial, educação musical e perspectivas
pedagógicas insurgentes, ampliando os horizontes da pesquisa em educação e cultura para
além do eurocentrismo.