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Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILMAR JOSE DE MEDEIROS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZILMAR JOSE DE MEDEIROS FILHO
DATA : 31/07/2025
LOCAL: Online
TÍTULO:

Jazz Band Academica: um estudo historico situado entre 1930 e 1945


PALAVRAS-CHAVES:

modernismo; regionalismo; nacionalismo; frevo; maracatu.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Este trabalho trata de um estudo histórico em desenvolvimento sobre a Jazz Band
Acadêmica (JBA), a ser realizado dentro do recorte temporal compreendido entre os
anos de 1930 e 1945. Esse período contempla a estruturação e a efetiva criação da JBA,
assim como o contexto da segunda fase do Modernismo no Brasil e a participação do
grupo durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente em Recife, onde se
apresentava em clubes de entretenimento destinados às forças estrangeiras instaladas na
cidade. A JBA foi fundada no Recife, em 1931, por Lourenço da Fonseca Barbosa,
conhecido como Capiba, juntamente com outros oito músicos. Ela foi concebida para
ser composta exclusivamente por estudantes universitários, que em sua maioria eram
estudantes dos cursos de Direito e Medicina. Poucos meses após sua criação, os
integrantes da JBA se engajaram no projeto de construção da Casa do Estudante Pobre
— uma iniciativa dos estudantes da Faculdade de Medicina do Recife, com o objetivo
de oferecer moradia digna e saudável aos estudantes que vinham ao Recife para cursar o
ensino superior, mas não possuíam recursos financeiros para arcar com hospedagens
adequadas, sendo obrigados a viver em pensões precárias. A partir de sua atuação nessa
campanha, a JBA passou a desenvolver uma prática musical voltada à valorização e

divulgação da música pernambucana, com ênfase especial no frevo. Como
reconhecimento por sua contribuição à cultura e por suas ações de caráter filantrópico, o
grupo recebeu, em 1952, o título de Utilidade Pública outorgado pela Câmara Municipal
do Recife. Esta pesquisa tem como objetivo principal, compreender a história da JBA
em seus diálogos com o modernismo e o regionalismo no Recife. Como objetivos
específicos ela pretende: estudar a criação da JBA dentro de uma perspectiva
sociocultural; observar como a JBA se posicionou diante das disputas regionalistas e
modernistas no Recife; observar se as várias áreas do saber, incorporadas em seu
músicos, conduziram suas práticas; estudar a atuação da JBA na divulgação do Frevo;
estudar as ações de filantropia da JBA e suas motivações. Para alcançar tais objetivos,
serão utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa, com ênfase na análise documental. As
fontes incluirão jornais da época, biografias de músicos que integraram a JBA, livros,
trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, além de fotografias e gravações sonoras. O
quadro teórico para essa pesquisa se constituirá de: Mário de Andrade e Gilberto Freyre,
colocando luz sobre o modernismo e o regionalismo; Stuart Hall, para orientar a
pesquisa sobre as experiências vividas por Capiba que pavimentaram os caminhos para
a criação da JBA. Aqui será usado o conceito de sujeito sociológico; Pierre Bourdieu
será empregado para analisar as práticas da JBA a partir dos conceitos de habitus e
campo; Já Paul Gilroy auxiliará na compreensão das críticas feitas pelos praticantes de
maracatu tradicional aos maracatus estilizados promovidos pelos músicos da JBA.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.168.215-** - CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS - UFPE
Presidente - 1893462 - GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
Externo à Instituição - LUCAS VICTOR SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 17/07/2025 08:11
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