A PRATICA DOCENTE DE PROFESSORES DE VIOLONCELO NO YOUTUBE: um estudo a partir de dois canais
Ensino de instrumentos no YouTube; Cultura Participativa Digital;
práticas docentes online; plataformização; professores de violoncelo
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a prática docente de
professores de violoncelo no YouTube, tendo como campo empírico dois canais
dedicados ao ensino do instrumento. Com abordagem qualitativa, foram utilizadas
entrevistas semiestruturadas e análise documental como procedimentos
metodológicos. Após aprovação pelo Comitê de Ética da UFPE, foram realizadas
entrevistas com os criadores dos canais e a análise de seus conteúdos. A
investigação concentrou-se nas concepções pedagógicas, na estrutura dos canais,
no planejamento das videoaulas e na avaliação da aprendizagem no contexto da
plataforma. A fundamentação teórica articula os conceitos de Cultura Participativa
Digital (Barros, 2020; Barros; Beltrame, 2022; Beltrame; Barros; Marques, 2023),
Educação Musical, Mídias Sociais, Plataformização e Efeito YouTube (Waldron;
Horsley; Veblen, 2020; Waldron, 2020; Marquéz, 2017; Cayari, 2011; Westermann,
2023; Beltrame; Barros; Marques, 2023), além da Prática Docente — incluindo a
atuação de professores bacharéis e a relação do ensino do violoncelo com outros
formatos de ensino instrumental. Os dados foram analisados por meio da Análise de
Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados desta pesquisa indicam que o ensino do
violoncelo no YouTube apresenta especificidades, como o impacto do custo do
instrumento, e contrasta com formatos tradicionais como o modelo tutorial, o ensino
coletivo e o voltado à performance. Evidenciou-se que o ensino na plataforma possui
características próprias, que exigem novas lentes de análise. A estruturação dos
conteúdos, a produção dos vídeos, as adaptações do ensino presencial, os desafios
do ambiente digital e as dinâmicas do trabalho online emergem como aspectos
centrais da pesquisa.