PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: (87) 99999-7925 https://www.ufpe.br/ppgmusica

Banca de QUALIFICAÇÃO: ENDERSON FLAVIO BARBOSA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENDERSON FLAVIO BARBOSA PEREIRA
DATA : 29/05/2025
LOCAL: online
TÍTULO:

O ENSINO DE MÚSICA DENTRO E FORA DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE: um estudo de caso na rede municipal de ensino de Ingá-PB


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; arte; música; práticas pedagógicas; trabalho docente


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Esta pesquisa investiga o processo de implementação do ensino de música dentro de
fora de uma das linguagens do componente curricular Arte nos anos finais do Ensino
Fundamental, na rede municipal de ensino de Ingá, Paraíba. O objetivo é
compreender como esse processo tem ocorrido no contexto educacional do município,
considerando os desafios, avanços e as perspectivas dos profissionais envolvidos. A
pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso.
Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro
professores de Arte/Música que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, uma
coordenadora pedagógica e a secretária de educação do município. Além disso,
também foram conduzidas observações não-participantes em contextos escolares, a
fim de ampliar a compreensão das práticas pedagógicas. O percurso metodológico
teve início com uma revisão de literatura, buscando embasamento teórico em autores
que discutem a importância do ensino de música na escola e políticas públicas, tais
como Levitin (2010), Queiroz (2012), Penna (2012), Brito (2003) e Loureiro (2004). A
análise dos dados foi orientada pela teoria do trabalho docente desenvolvida por Tardif
e Lessard (2011), que serviu como marco conceitual para compreender as condições,
saberes e práticas dos professores envolvidos no processo investigado. A partir desse
referencial, os dados empíricos foram analisados em diálogo com os aportes teóricos,
permitindo entrecruzar vivências, discursos e práticas no contexto estudado.
Palavras-chave: ensino; arte; música; práticas pedagógicas; trabalho docente


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1134367 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - JOÃO VALTER FERREIRA FILHO - UFCG
Interno - ***.850.440-** - LEONARDO DA SILVEIRA BORNE - OUTRA
Notícia cadastrada em: 15/05/2025 22:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03