O PROCESSO SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO DO CORPO EXPRESSIVO DO PIANISTA POPULAR SALOMÃO SOARES
Corpo expressivo; pianista popular; enculturação; práticas informais; aprendizagem de músicos populares.
Esta pesquisa investiga o processo social de desenvolvimento do corpo expressivo
do pianista popular Salomão Soares. A revisão de literatura aponta para estudos
anteriores que já mapearam o processo de desenvolvimento do corpo e da
expressividade do pianista erudito, e dos processos ligados ao desenvolvimento da
expertise desse tipo de pianista (Amado, 2015; Araújo, 2020; Beneti, 2013; Brito,
2023; Ferrari, 2019; Goes, 2015; Goulart; Deltrégia, 2021; Heller, 2006; Jordão; Zani
Netto, 2022; Kienen; Sousa, 2020; Madeira; Scarduelli, 2014; etc). Os autores da
revisão não tratam de aspectos sociais envoltos no processo de formação de um
pianista e como a enculturação pode definir o resultado artístico desse tipo de pianista.
Os que se aproximam um pouco dessa perspectiva são os que tratam da música
popular (Adami, 2022; Carneiro, 2023; Couto, 2020; Lima; Santos, 2023; Severo;
Patreze Júnior, 2021; Rocha, 2014). Isto me conduziu ao meu problema de pesquisa,
que consiste em compreender, a partir do caso do pianista Salomão Soares, como
são os processos de construção e desenvolvimento do corpo expressivo do pianista
popular. Apoiada no conceito de corpo fenomenológico (Merleau-Ponty, 2018a), tenho
como aportes teóricos os autores: Heller (2006) e Lenhamnn e Gruber (2006), que
tratam do processo de desenvolvimento do corpo expressivo e do desenvolvimento
da expertise musical no contexto erudito; e Lucy Green (2002) que trata do conceito
de práticas informais de aprendizagem de músicos populares. A partir da teoria de
Heller (2006), cheguei ao conceito de corpo expressivo como um corpo em que a
relação corpo/instrumento e música ocorrem de forma integrada, através de
movimentos mais naturais e orgânicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa (Lakatos; Marconi, 2003). Utilizei como técnicas de criação de dados a
entrevista em profundidade (Duarte, 2005), observação participante (Flick, 2008) do
pianista agindo sobre dois trechos musicais distintos, e a pesquisa documental -
entrevistas e vídeos de performance do pianista Salomão Soares (Loizos, 2002;
Lakatos; Marconi, 2003). A análise dos dados foi conduzida com base na análise de
conteúdo proposta por Bardin (1977). Para a análise, defini quatro categorias de
desenvolvimento do corpo expressivo fundamentada nos autores Heller (2006) e
Lehmann e Gruber (2006) estabelecendo um diálogo com a aprendizagem de músicos
populares através de práticas informais, segundo Green (2002). Os estágios são: 1)
decodificação musical; 2) motricidade incorporada – desenvolvimento técnico e
preparação da performance; 3) motricidade espontânea; 4) manutenção da peça. Para
este momento da qualificação discuto os dois primeiros estágios de desenvolvimento
do corpo expressivo. Os resultados parciais apontam que a formação do pianista
Salomão Soares se difere do que é mapeado por Heller (2006) e Lehmann e Gruber
(2006). Seu processo social de desenvolvimento da motricidade envolve inicialmente
processos de enculturação, autodidatismo, construção do corpo expressivo iniciando
por via aural e por práticas informais na infância. Na adolescência ocorre seu processo
de decodificação musical. O pianismo de Salomão Soares é fortemente marcado pela
rítmica, e está relacionado às vivências que moldaram seu fazer musical.