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Banca de DEFESA: SARA CAROLINE CESAR DA SILVA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA CAROLINE CESAR DA SILVA ARAUJO
DATA : 27/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Aulas de teoria musical no projeto social: conteúdos, metodologias e concepções docentes.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de teoria musical; Educação musical e projeto social; Concepções de professores de música.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida teve como objetivo central compreender as concepções, os conteúdos e as metodologias de ensino que caracterizam as aulas de teoria musical em um projeto social, tendo como campo empírico o Setor de Educação Musical do projeto identificado como “Caminho da Luz”, localizado em Recife (PE). Através da abordagem qualitativa e dos pressupostos teóricos e práticos do estudo de caso, os dados foram coletados através da realização de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise em fontes documentais. A revisão de literatura contemplou produções que versavam sobre ensino de teoria musical em diversos contextos educacionais. A fundamentação teórica foi orientada por compreensões sobre música e educação musical, teoria musical e as características de seu ensino, bem como os objetivos e as finalidades do ensino de música em projetos sociais. Os resultados da pesquisa, com relação às concepções, evidenciam que os educadores enfrentam desafios ao tentar integrar teoria musical e prática instrumental, resultando em uma fragmentação pedagógica. Sobre os conteúdos trabalhados observou-se a intenção de integrar teoria e prática, mas há uma desconexão entre o discurso pedagógico e a prática em sala de aula, especialmente em relação à separação entre os alunos que estudam músicas de concerto e outros que frequentam as aulas da instituição com ênfase na música popular. No que diz respeito à metodologia utilizada, a pesquisa revelou a busca de integração entre os conteúdos e o desenvolvimento prático dos alunos, nos seus respectivos instrumentos musicais. Contudo, a influência conservatorial na formação dos professores, apresenta desafios no rompimento com os modelos mais tradicionais e pouco flexíveis. Embora os resultados da pesquisa não possam ser generalizados, eles oferecem contribuições significativas acerca das perspectivas do ensino de teoria musical em um projeto social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2249021 - KLESIA GARCIA ANDRADE
Externa ao Programa - 1533380 - MARIA AIDA FALCAO SANTOS BARROSO - nullInterno - 1164749 - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
Notícia cadastrada em: 02/01/2025 10:20
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