Práticas Musicais, Ensino e Aprendizagem, Campo Religioso.
A pesquisa desenvolvida tem como objetivo geral compreender quais são e como se estabelecem as práticas musicais dos participantes de três grupos da Catedral Comunhão (João Pessoa - PB). A revisão de literatura abrange estudos que exploram a música em ambientes religiosos, suas funções pedagógicas, formativas e seu impacto nas dinâmicas sociais e culturais de organizações religiosas, sendo estruturado nos seguinteseixos temáticos: Práticas musicais no contexto eclesiástico; Ensino e aprendizagem; Formação musical em igrejas; e, Música e seu papel com o sagrado.O referencial teórico baseia-se nos conceitos de campo, habitus, capital e poder simbólico, de Pierre Bourdieu. Tal perspectiva teórica orienta a compreensão da música como um capital cultural essencial para o fortalecimento das práticas religiosas e a integração dos indivíduos ao grupo. Foi adotada a abordagem qualitativa e dos pressupostos teóricos e práticos de um estudo de caso. A coleta de dados inclui observação participante em ensaios e cultos da instituição, entrevistas com lideranças e membros envolvidos nas práticas musicais, bem como, análise de fontes documentais. A pesquisa revelou que a prática musical na Catedral se adapta às necessidades específicas do contexto religioso, equilibrando procedimentos estruturados e flexíveis. A música, além de sua função litúrgica, desempenha um papel significativo na formação de identidade coletiva e no fortalecimento das relações sociais entre os participantes. O estudo colabora na compreensão das práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão, destacando a importância da música no contexto religioso e sua relação na formação espiritual e cultural dos indivíduos. Além disso, sinaliza as singularidades do compartilhamento de conhecimentos em contextos religiosos e a integração e potencialização da educação musical em espaços religiosos.