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Banca de DEFESA: FABIOLA SANTOS DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIOLA SANTOS DE ARAÚJO
DATA : 20/12/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:
Práticas educativo-musicais no contexto religioso: um estudo na Catedral Anglicana Comunhão de João Pessoa - PB


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Musicais, Ensino e Aprendizagem, Campo Religioso.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida tem como objetivo geral compreender quais são e como se estabelecem as práticas musicais dos participantes de três grupos da Catedral Comunhão (João Pessoa - PB). A revisão de literatura abrange estudos que exploram a música em ambientes religiosos, suas funções pedagógicas, formativas e seu impacto nas dinâmicas sociais e culturais de organizações religiosas, sendo estruturado nos seguinteseixos temáticos: Práticas musicais no contexto eclesiástico; Ensino e aprendizagem; Formação musical em igrejas; e, Música e seu papel com o sagrado.O referencial teórico baseia-se nos conceitos de campo, habitus, capital e poder simbólico, de Pierre Bourdieu. Tal perspectiva teórica orienta a compreensão da música como um capital cultural essencial para o fortalecimento das práticas religiosas e a integração dos indivíduos ao grupo. Foi adotada a abordagem qualitativa e dos pressupostos teóricos e práticos de um estudo de caso. A coleta de dados inclui observação participante em ensaios e cultos da instituição, entrevistas com lideranças e membros envolvidos nas práticas musicais, bem como, análise de fontes documentais. A pesquisa revelou que a prática musical na Catedral se adapta às necessidades específicas do contexto religioso, equilibrando procedimentos estruturados e flexíveis. A música, além de sua função litúrgica, desempenha um papel significativo na formação de identidade coletiva e no fortalecimento das relações sociais entre os participantes. O estudo colabora na compreensão das práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão, destacando a importância da música no contexto religioso e sua relação na formação espiritual e cultural dos indivíduos. Além disso, sinaliza as singularidades do compartilhamento de conhecimentos em contextos religiosos e a integração e potencialização da educação musical em espaços religiosos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2249021 - KLESIA GARCIA ANDRADE
Externo à Instituição - LUIS GUSTAVO PATROCINIO
Interno - 1164749 - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
Notícia cadastrada em: 20/12/2024 09:26
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