VIOLÃO PERCUSSIVO NO BRASIL: PRESENÇAS DA PERCUSSÃO VIOLONÍSTICA NA CANÇÃO E NO VIOLÃO SOLO
violão percussivo; canção; violão solo; percussão.
Este pesquisa busca compreender a presença da percussão com o corpo do violão de seis cordas no contexto da canção e do violão no Brasil, a partir de quatro perspectivas de experiências artísticas: Olga Praguer, no contexto da canção "folclórica"; Jorge Ben Jor, na canção "moderna"; Antonio Madureira no violão solo; e a própria experiência do pesquisador com o violão solo e a canção, a partir de uma reflexão crítica autoetnográfica. A justificativa orienta-se pelas lacunas das pesquisas acadêmicas nos contexto abordados e pela ampliação da discussão da presença da percussão com o violão no âmbito da música popular no Brasil. A abordagem qualitativa com a estratégia de coleta de dados empíricos contemplou procedimentos bibliográfico-documentais e auto-etnográficos documentais em registros em audiovisual das performances, áudios, partituras e convenções de escrita percussiva para violão. As análises contextuais e musicológicas das performances com percussão violonística registradas em vídeo, das quatro perspectivas abordadas, é orientada por uma reflexão sobre o violão percussivo como experiência múltipla. Conclui-se que a heterogeneidade dos modos de tocar violão no Brasil se relaciona significativamente com a presença da percussão com o violão. Isso pode colaborar na compreensão das tensões entre discursos violonísticos e estéticos hegemônicos e os diferentes lugares de performances com o violão, dinamizadas pelas relações dialógicas com a pluralidade de referências culturais. A percussão violonística se mostra com uma trajetória específica da presença da percussão no Brasil, não como simples imitação ou emulação de instrumentos de percussão, mas como relações dialógicas que abrem possibilidades para múltiplos violões percussivos no âmbito da canção e do violão solo.