O ENSINO DA RABECA EM PERNAMBUCO: diferentes histórias e contextos
Rabeca; Tradição; Educação musical.
A presente dissertação versa sobre o ensino da rabeca na cidade do Recife/PE, tendo como principais interlocutores três músicos que, além da carreira de instrumentistas, se dedicam à formação de novos rabequeiros. A pesquisa busca compreender as estratégias e táticas – no sentido que dá aos termos Michel de Certeau (2003) – empregadas por esses músicos no ensino da rabeca, bem como o que pensam sobre a prática e o ensino do instrumento, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados. O objetivo da pesquisa é compreender os sentidos presentes, hoje, no ensino da rabeca, em Recife, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados. Para a realização da pesquisa, escolhemos uma rabequeira e dois rabequeiros, todos de contextos distintos, quais sejam: Aglaia Costa, violinista com formação erudita, que vem se dedicando ao ensino e a execução da rabeca; o mestre Luiz Paixão, da Zona da Mata Norte de Pernambuco, ligado às tradições do Cavalo- Marinho de Aliança e Condado; e Cláudio Rabeca, instrumentista que desenvolve um trabalho com música popular a partir, sobretudo, das referências do Cavalo-Marinho. O presente trabalho apresenta a seguinte questão central: quais os sentidos presentes, hoje, no ensino da rabeca, em Recife, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados?