PROCESSOS AVALIATIVOS NO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Avaliação em música; Ensino remoto emergencial; Ensino conservatorial
Este trabalho procura compreender as experiências dos professores de teoria do Conservatório Pernambucano de Música nos seus processos avaliativos, dentro do contexto do Ensino Remoto Emergencial, realizado na escola por ocasião do isolamento social causado pela Covid-19, entre 2020 e 2022. Neste cenário, considerando que a escola se estrutura no modelo de ensino denominado conservatorial, convém investigar como aconteceu a adaptação para realização do Ensino Remoto Emergencial na instituição, e suas implicações nas diversas disciplinas teóricas. A investigação das experiências dos professores e do seu olhar para a recepção e aprendizado do estudante diante do contexto diferente do modelo tradicional de ensino especializado de música, alinha-se à definição do objetivo geral, que é compreender como se deu o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos nesta realidade. Buscando as respostas para estas questões, um estudo de casos múltiplos foi desenvolvido com 7 docentes do Conservatório, que atuaram em disciplinas teóricas nos cursos preparatório e técnico no período. Na fundamentação teórica, considerei Libâneo (1990), Santiago (1996), Zabala (1998), Cortesão (2002), Luckesi (2011) dentre outros, como subsiadores do trabalho. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como instrumentos de coleta o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Os dados obtidos possibilitaram uma visão da estrutura educacional da instituição, dos hábitos dos professores antes do isolamento social e durante ele, além de informações sobre sua formação antes e para o Ensino Remoto, e todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem neste contexto, do qual a avaliação não é um fim, mas nasce junto a todas as partes desse processo no seu planejamento, seja presencial, seja online.