COROS JUVENIS: uma relação entre os significados musicais e o engajamento no repertório
canto coral; coro juvenil; Repertório coral; Engajamento musical; significados musicais
A escolha de um repertório que seja adequado ou satisfatório para a prática coral entre jovens tem se constituído numa busca incessante por parte dos regentes. Como o principal elo entre coristas, regente e público, esse conjunto de obras é o fio condutor das atividades desenvolvidas pelo grupo. O objetivo desta pesquisa é compreender como participantes de um coro juvenil se engajam no repertório proposto. O canto coletivo é uma atividade humana presente em todas as civilizações que conhecemos, sendo até hoje uma prática presente em diferentes ambientes e contextos. Na área da Educação Musical, o canto coral se apresenta como uma ferramenta de musicalização nos espaços escolares. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida no coro juvenil de um campus de um Instituto Federal de Ensino. Trata-se de um estudo de caso, a partir da abordagem qualitativa. O percurso metodológico envolveu a observação participante, a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. A conceituação do coro juvenil foi efinida a partir de quatro aspectos: faixa etária, escolaridade, tessitura e configuração coral (Costa, 2017). Considerando a transitoriedade dessa fase da vida, o termo "juventude" é definido a partir das concepções de Machado Pais (1990) que apresenta esse grupo específico como uma unidade enquanto sujeitos em uma mesma fase etária, e como diversidade, a partir de suas diversas formas de viver a juventude, ao considerar a classe social, gênero, raça e idade. Em suas relações com as músicas, segundo Arroyo (2013) os jovens se envolvem com diversos mundos e práticas musicais. Nessas relações, cada ambiente reivindica seu repertório, sendo possível, de forma não excludente, vivenciar músicas para cada momento cotidiano, incluindo a música dentro da prática coral. Como engajamento musical, assumiu-se nesta pesquisa como sendo uma participação ativa numa atividade musical, determinada pela qualidade de aspectos comportamentais e psicológicos (cognitivos e afetivo/emocionais) na realização de uma ação (Toni,2023). A teoria do fluxo (Csikszentmihalyi, 2020) foi também utilizada na definição do engajamento, considerando as aproximações entre os conceitos. Como ferramenta teórica para compreender o engajamento dos jovens no repertório do coro, foi adotada a abordagem de Lucy Green sobre os Significados Musicais, a saber, significados intersônicos e delineados. Segundo Green (2020), o significado intersônico corresponde aos materiais musicais e o significado delineado diz respeito aos aspectos exteriores à música. A partir destes conceitos buscou-se identificar quais elementos são valorizados ou não pelos jovens em suas relações com as músicas do repertório.